UNIDADE DEMONSTRATIVA: AQUAPONIA

  • Marcelo Figueira Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Antônio Adalto Quinto Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Carlos Dutra Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Jerob Y. Lima Kudo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Dentre muitas estratégias de desenvolvimento do meio rural no Brasil e no Mundo, a extensão rural apresenta-se como um importante segmento, pois contribui significativamente para a difusão de tecnologias acessíveis ao nível da população com reflexo na melhoria dos processos produtivos do campo, como por exemplo, o plantio adequado, o espaçamento correto, as curvas de níveis, as técnicas de adubação, entre outras. A extensão rural apropria-se de diversas estratégias de comunicação e ações para atingir seus objetivos, que vão desde o contato pessoal, reuniões, visitas, treinamentos, unidades de observações, demonstração de métodos, unidades demonstrativas, até programas de rádio e televisão, cuja variação e intensidade se desenvolve à medida que o sistema de extensão rural se expande. As unidades demonstrativas são metodologias de extensão rural de alcance em grupo e é importante, pois estimulam a participação e a organização de indivíduos em grupos sociais, possibilitando a troca de experiências e compartilhamento de soluções de problemas comuns, o desenvolvimento técnico produtivo, o lazer, o bem-estar social e a integração comunitária. Além disso, a realização de atendimentos de extensão em indivíduos isolados demanda elevados aportes de recursos financeiros e tempo, devendo, portanto, ser estimulado e difundido com maior ênfase em relação aos métodos de alcance individual. Nesta perspectiva, a implantação de um sistema de produção de aquaponia servirá como modelo para visitação de produtores locais e consumidores, apresentando-se como uma alternativa de diversificação da produção de alimentos saudáveis e instigando conceitos básicos sobre a produção sustentável e princípios agroecológicos à comunidade de produtores e acadêmica. O presente estudo tem como objetivo a estruturação uma unidade demonstrativa de produção integrada de peixes e hortaliças com os princípios da aquaponia visando à diversificação e a autonomia alimentar com o aproveitamento dos recursos disponíveis. Foi realizada a implantação das instalações físicas do sistema de aquaponia construído com materiais de baixo custo facilmente encontrados no mercado. Após a estruturação do sistema, o ambiente foi aberto à visitação da comunidade interessada na modalidade de produção. Inicialmente foram convidados acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura e dos Cursos Técnicos de Aquicultura e Agropecuária do Campus. Posteriormente a unidade demonstrativa recebeu a visitação de produtores rurais das comunidades do Bom Jesus, Trairão e Guariba, durante as atividades do III Encontro de Pesca e Aquicultura, alunos da Escola Municipal de Amajari durante a VI Mostra Pedagógica do Campus, além da visita técnica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola UFRRJ/IFRR, da Escola Agrotécnica Federal de Roraima (EAGRO) e público em geral. Além da visitação in loco, o sistema é apresentado em exposições rurais e feiras de ciência e tecnologia na forma de protótipos.

Publicado
2017-12-05