TUBO DE VENTURI

Autores

  • Edgar Bublitz Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Antônio Adalto Quinto Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Carlos Dutra Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Eliaquim Moraes da Silva Assunção Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Idelmar da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lucas Barroso Januário Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sergio Mota Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Vanderlildo Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Wanderson de Oliveira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Palavras-chave:

Formação, Fluido, Trabalho

Resumo

No IFRR/CAM encontra-se em funcionamento o Curso Superior em Aquicultura. Este curso, que é a arte de criar e multiplicar animais e plantas aquáticas, tem uma atração especial por água. Em Amajari existem muitos criadores de peixes, em especial o tambaqui, e os nossos alunos estão sendo preparados para atuarem na área de piscicultura. Entre muitas coisas que este futuro profissional pode executar encontra-se a tarefa de encher um açude; este pode ser enchido bombeando-se água de um açude para outro, ou de um igarapé para o açude. O criador de peixes pode estar interessado no tempo que levaria para encher um desses açudes, pois pode demandar queima de combustível para o bombeamento da água. Na disciplina de Hidrostática e Hidrodinâmica ensina-se em como executar essa tarefa. Na disciplina de Hidrostática e Hidrodinâmica estuda-se pressão, densidade, pressão em um ponto do fluido, teorema de Arquimedes, vazão e fluxo de massa, entre outras coisas. No que tange a vazão pode-se obtê-la através do Tubo de Venturi, este é usado para calcular a velocidade da água que flui através de uma canalização, objetivando-se determinar o tempo aproximado para encher um açude com água por meio do seu bombeamento. Verifica-se por métodos teóricos e experimentais que o mencionado tubo é muito prático em precisar-se o quão rápido a água flui por uma canalização; conhecendo-se a velocidade pode-se obter a vazão, em posse da vazão pode-se determinar o tempo limite mencionado acima para encher-se um açude. E este é o objetivo do trabalho: saber como determinar quanto tempo leva para encher um açude. Venturi em seu uso é acoplado devidamente a canalização por onde flui a água; por meio de duas pré- medidas e uma medida direta feita no tubo, quando em funcionamento, alcança-se o cálculo da velocidade da água. Por meio deste simples dispositivo, o Tubo de Venturi, alcançou-se com a construção manual do mesmo e sua aplicação maior interesse dos alunos envolvidos nas aulas de Hidrostática e Hidrodinâmica, bem como maior capacitação dos mesmos em seu futuro campo de trabalho como profissionais da Aquicultura. Em suma percebe-se um maior entusiasmo dos alunos quando veem prática e teoria aplicadas simultaneamente. Os procedimentos envolvidos no Tubo de Venturi são a construção manual de um desses tubos, embasamento teórico da equação da continuidade, vazão, equação de Bernoulli e apropriação da fórmula que determina a velocidade no referido tubo; para futura exposição conjunta desses saberes no dia da apresentação.

Biografia do Autor

  • Edgar Bublitz Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Professor do IFRR/Campus Amajari

  • Antônio Adalto Quinto Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Carlos Dutra Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Eliaquim Moraes da Silva Assunção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Idelmar da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Lucas Barroso Januário, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Sergio Mota Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Vanderlildo Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

  • Wanderson de Oliveira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Discente do curso superior de Tecnologia em Aquicultura - IFRR/Campus Amajari

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Publicado

2017-12-07