A RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS VENEZUELANOS E OS PIBIDIANOS DA ESCOLA FRANCISCA ELZIKA DE SOUZA COELHO

  • Tainanda Oliveira Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Edenize Santos Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Nathália da Silva Oliveira Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O objetivo desse resumo é saber como se dá a relação entre os alunos venezuelanos e as pibidianas. Em virtude que em Boa Vista está recebendo uma grande quantidade de venezuelanos. A legislação brasileira, assegura que todas as crianças que estão no país têm direito à educação garantida, portanto, é livre e por direito o acesso dos alunos estrangeiros (AEs) à escola. Segundo dados da Policia Federal (2017) cerca de 30 mil venezuelanos já deram entrada no estado de Roraima, visto que o Brasil é um país com grande fluxo imigratório, de diversas nacionalidades, a questão da inserção educacional de alunos estrangeiros, doravante denominados AE, vem recebendo destaque na preocupação na educação desses alunos imigrantes, ela tem sido despertada nos últimos meses devido ao fluxo migratório de pessoas do país vizinho para o Brasil, mas precisamente na cidade que faz fronteira e a capital do estado. Essa pesquisa foi qualitativa originada pelo Pibid (Programa de iniciação a docência) que ocorre nas escolas em parceria com o Instituto Federal. Através de alunas do Pibid do curso de língua espanhola, as mesmas vem executando um projeto na Escola Francisca Elzika de Souza Coelho, denominado: Teia de valores, na qual tem resgatado os valores éticos e morais dos alunos. Diante da quantidade de alunos estrangeiros maior parte provindos da Venezuela e que estão matriculados na rede de ensino publica e que fazem parte do projeto, resolvemos de alguma forma os apoiar, executar atividades que falem da xenofobia, colocando eles como monitores e sempre envolvendo-os nas atividades, onde temos alcançado os nossos objetivos e tem sido uma rica experiência profissional para nós como futuras docentes, tendo em vista que ensinar o idioma no caso o espanhol para um nativo é um desafio, porém com atividades lúdicas e a ajuda deles temos alcançados a todos. O projeto propôs a relação entre bolsistas do Pibid, alunos e o corpo docente, foram executados as atividades tais como: diálogos, dominó, encenação, telejornal, jogos lúdicos.

Publicado
2017-12-21