CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM RELAÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA DIVINA PROVIDÊNCIA EM XAPURI-AC

  • João Ricardo Lima Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
  • Ricardo Bezerra Hoffmann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
  • Iusseny do Nascimento Soares Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Resumo

A dificuldade no ensino da Química não é exclusividade apenas do ensino médio regular, observa-se essa deficiência desde o ensino fundamental e ela permanece tanto na educação de jovens e adultos - EJA como até mesmo durante o nível superior ou cursos técnicos. O objetivo desse trabalho foi identificar a concepção dos estudantes da educação de jovens e adultos com relação ao ensino da Química. O presente trabalho foi desenvolvido com a participação de estudantes matriculados na EJA da Escola Divina Providência no município de Xapuri, AC. Foi aplicado um questionário com dez perguntas objetivas de múltipla escolha para 50 estudantes. Os dados foram compilados e estão apresentados por meio de figuras em porcentagem. A maioria dos estudantes, 98%, afirmam que estudam química apenas em sala de aula. Os estudantes em sua maioria, 63%, consideram a relação com o professor de química boa e 84% estão satisfeitos com o professor. Contudo, 77% acham difícil entender os conteúdos de química e apenas 58% afirmam que nos estudos há alguma relação entre a disciplina e o cotidiano. Dos entrevistados, 36% afirmam que os experimentos são um dos recursos didáticos mais utilizados pelo professor e 47% afirmam que são avaliados, preferencialmente, na forma de trabalhos escritos. Grande parte, 71%, informou que não possuem aula prática de laboratório e 61% preferem aprender justamente com aulas práticas. Contudo, 92% afirmam que gostam de estudar química.

Publicado
2017-12-21