FASES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE RORAIMA
Resumo
O presente resumo traz reflexões sobre a evolução histórica do processo de implantação da Pedagogia da Alternância (PA) no Estado de Roraima. O estudo levou em consideração os referenciais bibliográficos e de conhecimento de profissionais que trabalham com esta pedagogia. Diante de uma prática complexa tecemos considerações em torno da filosofia educacional presente na PA, assim como conjeturar sobre a sua contribuição com o desenvolvimento regional diante dos novos desafios propostos pela pós-modernidade. É possível verificar que fazer uma análise acerca do processo da PA tem sido um dos grandes desafios para se pensar um currículo mais aberto para a Educação do Campo na atual realidade de incertezas políticas e sociais. Ainda que de forma resumida, fizemos uma descrição seguida de uma reflexão sobre o processo que culminou com a origem da Alternância no estado de Roraima e a sua importância na construção de novos estudos sobre a PA. Um dos aspectos relevante e de valor significativo foi o de registrar a evolução histórica de seu processo de implantação no Estado de Roraima. Esta evolução pode ser pensada em alguns momentos sendo que: o primeiro momento coincide com o nascimento da Pedagogia da Alternância no estado de Roraima no ano de 2004 com a oferta do Projeto de Formação de Professores para Ensino Fundamental em Áreas de Reforma Agrária nos estados de Roraima e Amazonas (Curso Normal Superior), por meio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) através de convênios vinculados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA); O segundo momento aconteceu no IFRR-Campus Novo Paraíso, com início em 10 de agosto de 2009 com oferta do curso Técnico em Agricultura Subsequente. Esta experiência aconteceu sem o apoio de qualquer instituição, pois o investimento era de recurso próprio; sendo a primeira experiência neste formato no contexto da Rede Federal de Educação; O terceiro momento aconteceu no IFRR-Campus Amajari em 2012, na educação profissional de nível médio Integrado ao Ensino Médio em Agricultura; O quarto momento aconteceu na Universidade Federal de Roraima (UFRR) em 2010 com a oferta de Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEEDUCAR); O quinto momento aconteceu também na Universidade Federal de Roraima (UFRR)/Murupu Escola Agrotécnica (Eagro) no ano de em 2012 com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia com parceria entre a UFRR e INCRA; O sexto momento aconteceu com a oferta do Curso de Especialização em Educação do Campo e suas Metodologias, ofertada pela a Universidade Estadual de Roraima (UERR) no ano de 2013. Também descreve quais os objetivos que foram pensados nas unidades onde foram implantadas e as razões que levaram os atores a ousarem propor uma nova pedagogia no seu contexto escolar. Concluiu-se afirmando que as estratégias praticadas nesta pedagogia possibilitam a construção de um currículo alicerçado em alternativas capazes de romper com os velhos currículos e modelos de ensino estáticos historicamente estabelecidos em nossa região proporcionando em um campo de desenvolvimento local e regional. No entanto, é importante construir novos diálogos que proporcionem reflexões sobre novas práticas e novos saberes, intermediando as relações entre o conhecimento comum e o conhecimento científico do sujeito do campo.