INTERAÇÃO EM SALA DE AULA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS ALUNOS

  • Marilda Vinhote Bentes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sandrielle Vitória Barreto Pessôa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O presente trabalho expõe os resultados parciais referentes à pesquisa realizada sobre a influência do processo de interação em sala de aula na construção identitária dos alunos brasileiros e venezuelanos, pois em meio a atual configuração do estado de Roraima e das escolas públicas do estado, está o aluno imigrante em processo de construção da sua identidade. Assim, compreender, ou tentar compreender, as relações existentes na escola, faz parte de uma prática docente reflexiva, ainda antes de poder exercer a profissão, sendo possível, inclusive, traçar formas mais adequadas para lidar com necessidade que a realidade exige. Para tanto, adotou-se como objetivo geral “analisar de que forma o processo de interação em sala de aula influencia o processo de construção identitária de alunos brasileiros e venezuelanos na turma de sexto ano de uma escola estadual do Município de Boa Vista – Roraima”, e objetivos específicos “identificar o que é realizado pela escola estadual, em termos didático-pedagógico para a participação dos alunos venezuelanos nas atividades organizadas pelas próprias instituições de ensino e pela comunidade; examinar como as políticas adotadas pelas escolas interferem na relação entre alunos brasileiros e venezuelanos em sala de aula; apontar as atitudes positivas e negativas dos alunos brasileiros e venezuelanos, como ponto de influência no processo identitário deles. O projeto configura-se como um estudo de caso, realizado in loco, no qual para construção dos dados foram realizadas 60h de observações na turma de sexto ano da escola D. Pedro, sendo estas registradas em diário de pesquisa. Constataram-se os conflitos inerentes à sala de aula e à relação professor-aluno, salientando, principalmente, nesse primeiro momento, as situações conflituosas vivenciadas pela aluna imigrante. Cabendo frisar que as práticas desenvolvidas pela docente e a relação didática afeta diretamente no no processo de construção identitária.

Publicado
2017-12-21