MONITORIA E MONITORIA VOLUNTÁRIA: AUXILIANDO COLEGAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

  • Liziani Mello Wesz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Caick Wind Valério de Castro Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Carlos Daniel Almeida de Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Emanuelle Soares Fontenele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Kauê Felipe Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A monitoria “é uma ação institucional direcionada à melhoria do processo ensino-aprendizagem” (Edital nº 002/2017/PROEN/IFRR, p.1) e tem como objetivo contribuir para o avanço desse processo no componente curricular de Matemática, sanando as dificuldades encontradas antes do seu ingresso no IFRR, bem como fortalecer a relação entre teoria e prática, por meio da vivência do estudante em situações reais de aprendizagem. Nesse sentido, visando realizar esta atividade, para o ano letivo de 2017, foi selecionado, no Campus Novo Paraíso, um aluno do módulo III para a monitoria de Matemática, devido ao seu excelente desempenho nos módulos anteriores do curso Técnico em Agropecuária. A metodologia utilizada neste trabalho baseou-se na abordagem qualitativa, pois, para André e Ludke (1986), é interessante ao se destacar o desenvolvimento das ações, ao se procurar retratar a perspectiva dos participantes do que, simplesmente, expor o resultado final. Esse aluno/monitor passou a desempenhar suas atividades em maio de 2017, de segunda a sexta-feira, em seus horários disponíveis, conforme o cronograma de trabalho enviado no Plano de Trabalho do estudante-monitor. Pretendendo que esse aluno vivencie situações de ensino/aprendizagem, foram-lhe atribuídas, pelo professor orientador, atividades de auxílio ao reforço escolar (tanto para colegas do mesmo módulo quanto para alunos dos módulos antecedentes) e também a participação no Projeto INOVA “Reforço Escolar e grupos de estudos” (INOVA/IFRR do Edital nº04/2017/PROEN/IFRR), destinado somente a alunos do módulo I, contando com atividades diversificadas como o uso de jogos, tendo em vista as dificuldades básicas apresentadas pelos alunos relacionadas aos conceitos matemáticos. Para as atividades de reforço escolar, os alunos com dificuldades procuram o monitor para sanar suas dúvidas sempre que necessitam (o número de alunos varia conforme a necessidade e o atendimento é realizado individualmente, em duplas ou grupos pequenos) e, para o projeto INOVA, o qual acontece às terças e quintas-feiras, 20 alunos solicitaram a participação. Essas atividades são sempre orientadas e acompanhadas pelos professores de Matemática do Campus, de forma a subsidiar o trabalho a ser executado. Devido à quantidade de alunos, em um mesmo momento, no projeto INOVA “Reforço Escolar e grupos de estudos”, a professora orientadora desse monitor convidou outros três alunos, com alto desempenho em Matemática, para auxiliarem o estudante monitor, no intuito de não o sobrecarregar, assim como, também, proporcionar, a outros discentes, a mesma situação de ensino/aprendizagem, só que como voluntários. Esses alunos, devido ao seu excelente desempenho e envolvimento com a Matemática, dispuseram-se, a partir de agosto de 2017, a fazer parte do cronograma semanal do estudante monitor. Por meio das atividades exercidas pelos estudantes monitores (tanto o que recebe a bolsa monitoria quanto os voluntários), observa-se grande interação desses componentes, ao manifestarem um amplo senso de responsabilidade, de cooperação e também da ampliação de conhecimentos do grupo, com a execução das atividades propostas. No que se refere aos estudantes que frequentam esses encontros de reforços, nota-se que essas ações têm proporcionado a melhoria de seus desempenhos na disciplina de Matemática, por meio do fortalecimento da relação teoria e prática.

Publicado
2017-12-21