O REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA PARA A CONDUÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA

  • Maria Betânia Gomes Grisi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Maria Elisangela Lima Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Roselis Bastos da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Ao se olhar para a prática educativa, é necessário correlacioná-la aos diversos processos que a embasam. Sob esse prisma, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR, por intermédio do Departamento Pedagógico – DAPE, planeja sistematicamente ações que se configuram em momentos de reflexão e proposição do fazer pedagógico, dentre os quais menciona-se os Encontros Pedagógicos. Com o tema “O redimensionamento das práticas pedagógicas através do planejamento participativo”, o Encontro Pedagógico 2017.1 teve como objetivo possibilitar a ação-reflexão-ação dos docentes e demais profissionais acerca dos processos de ensino e aprendizagem. A ação se justifica pela necessidade de se repensar o fazer pedagógico. Com vistas a subsidiar o redimensionamento da execução dos Encontros Pedagógicos, foram apresentadas aos participantes, questões norteadoras da ação. A saber:1.-A estrutura metodológica dos Encontros Pedagógicos, como espaço de reflexão contribuem para o aprimoramento da sua ação docente?, 2. O tempo para a programação é: suficiente – insuficiente - excessivo, 3. Os temas abordados têm contribuído para o desenvolvimento de suas práticas e atendem a necessidade dos diferentes níveis de ensino?, 4. Como você avalia sua contribuição para o desenvolvimento da programação?, 5. Que sugestões você apresenta com vistas a fortalecer a participação docente? O desenvolvimento metodológico por meio de: Palestras, Mesa Redonda, Oficinas de Formação e planejamento participativo e foi aplicado um questionário. Segundo Vagula (2005) estimular à reflexão teórica dos docentes é uma estratégia de extrema importância para a construção de novos conhecimentos. Nesse cenário, a equipe pedagógica organiza seu trabalho de forma a mediar os saberes necessários à efetivação da aprendizagem. Considerando o questionário apresentado, na questão 1, observa-se que: para os participantes, os Encontros Pedagógicos são espaços onde os docentes têm a possibilidade de refletir voltando-se para si próprio através do outro. No tocante a questão 2, foi possível inferir que apenas 9% dos respondentes consideram insuficiente o período/tempo estabelecido para a realização dos Encontros Pedagógicos. No que se refere a questão 3, observou-se que um percentual significativo de docentes - 27% - consideram que às vezes os temas têm contribuído com o fazer pedagógico. Na questão 4: infere-se que as contribuições para a definição das temáticas não têm sido muito efetiva. A crítica à programação aparece mas, não se efetiva uma postura de colaboração para tais definições. As respostas corroboram para o desenvolvimento de uma ação em que a colaboração deve ser fator predominante. Notadamente, a realização dos Encontros Pedagógicos realizados no mesmo espaço da rotina de trabalho, impacta negativamente na participação do professor. Contudo é importante que a equipe pedagógica juntamente com os gestores do ensino estejam atentos as sugestões apontadas pelo professor, de modo que se possa introduzir um modo de aprendizagem e trabalho que resulte na mudança do modelo individualista bem como gere habilidades de comunicação assíncrona baseada no respeito pelos outros. O desafio à frente é continuar a aprender, explorar e melhorar as propostas para o trabalho colaborativo, entendendo que tais propostas se estruturam em contexto dinâmico e contínuo de reflexão.

Publicado
2017-12-21