PROJETO SOLO NA ESCOLA/IFRR CAM

  • Luciana da Silva Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Ariane Evald Faculdade Roraimense de Ensino Superior (FARES)
  • Ana Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Estephanie Silva Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Hellen Ruth Carvalho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Leandro Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Edileia Sousa Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O solo possui funções essenciais à vida, servindo como o substrato para o  crescimento das plantas, contudo apesar de sua relevância ainda é desconsiderado como um componente fundamental do meio ambiente, não sendo reconhecida sua importância na conservação da biodiversidade. Portanto, há o desafio de fazer com que as pessoas adquiram a consciência deste recurso, sua importância e a necessidade de sua preservação. Objetivo foi apresentar para alunos do 1º, 2º período e 1º ano do ensino fundamental as funções do solo e sua importância para o meio ambiente. Esta atividade faz parte do projeto de extensão “Solo na Escola/IFRR”. A ação foi realizada - IFRR Campus Amajari (CAM). O público-alvo foram alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Ieda Amorin da Silva na sede do Amajari e Escola de Ensino fundamental Claretiano em Boa Vista. Como metodologia para abordagem do tema, utilizou-se contação de histórias com personagens adaptados da “Cartilha Solo Nosso Amigo”, do Projeto Solo na Escola da Universidade Federal da Paraíba. Nesta etapa os alunos foram estimulados a falar sobre sua percepção sobre solo, a importância deste recurso para as plantas, para os animais e seres humanos, além de aprenderem a reconhecer práticas danosas ao meio ambiente: queimadas, acúmulo do lixo, etc. Em seguida, foram introduzidas atividades de desenho e pintura, para tanto, utilizou-se a tinta feita a partir de solos de cores variadas. Nesta etapa os alunos ficaram livres para se expressar quanto a sua percepção do solo. No término da atividade, foram recolhidos os depoimentos dos estudantes e professoras. Os alunos participaram ativamente de todas as etapas desenvolvidas, demonstrando reconhecer os seres (animais e plantas) que vivem no solo e também relatando fatos cotidianos da vida e das práticas utilizadas pelas pessoas da região, como por exemplo, o uso do fogo como forma de manejo da terra, os problemas de lixo na cidade, etc., permitindo assim a reflexão sobre questões tão importantes. Foram registrados nos desenhos criados a partir da tinta do solo, a percepção das coisas que vem da terra: casas, fazendas, animais, plantas e jardins, etc. Observou-se no depoimento das professoras o interesse sobre a técnica da tinta do solo como recurso didático em sala de aula, sendo considerada a possibilidade de sua utilização futura. O projeto solo na escola/IFRR tem sido uma oportunidade bastante promissora de divulgação da importância do solo; a atividade lúdica com crianças do ensino fundamental, tem sido uma estratégia positiva de abordagem do tema. Os professores demonstraram interesse sobre os recursos utilizados.

Publicado
2017-12-21