REVITALIZAÇÃO DOS JARDINS DO CAMPUS NOVO PARAÍSO

  • Liziani Mello Wesz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Daniel Chiaradia Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Alexsandro Soares de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Vitória Caroline de Souza Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Bruno Lima Vilpert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Emanuelle Soares Fontenele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Augusto Gilvan de Assis Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Considerando que a Matemática faz parte de praticamente tudo que está ao nosso redor, principalmente com relação às formas geométricas, existe a necessidade de que os alunos aprendam a realizar procedimentos práticos, a partir dos conceitos apreendidos em sala de aula, tais como: transformações de unidades de comprimento, área, massa e volume; utilização de escalas, cálculos de áreas e volumes. Buscando formalizar a apropriação destes conhecimentos teóricos e a procura pela reflexão na utilização/relação entre a teoria e a prática, este projeto tem como objetivo geral revitalizar os quatro jardins da escola, que foram criados por alunos concluintes do ano anterior, utilizando os conceitos fundamentais da disciplina de Matemática. Como objetivos específicos, buscou-se integrar a Matemática às disciplinas técnicas dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, bem como a realização do trabalho em equipe, de modo a desenvolver, em cada aluno, o senso de responsabilidade, colaboração, coleguismo e amizade em prol de um bem comum, tanto na revitalização dos jardins, quanto na construção do conhecimento pela união da teoria e prática, na tentativa de encontrar soluções para os problemas cotidianos. Inicialmente, foi desenvolvida a parte teórica da disciplina de Matemática, visando dar sustentação ao projeto através dos conhecimentos matemáticos, bem como o início da execução da parte prática (limpeza, aterramentos, preparo da terra para o plantio das novas plantas e manutenção da irrigação dos jardins, aliados aos conhecimentos da parte técnica) e também a elaboração do projeto de revitalização por parte dos alunos. A seguir, os discentes apresentaram o projeto aos professores coordenadores para as possíveis modificações e contribuições. Como última etapa, os alunos encontram-se em execução da parte prática, ou seja, estão realizando as renovações definidas a priori. A finalização deste projeto somente ocorrerá no início de dezembro, quando as turmas serão avaliadas quanto à criatividade, organização e apresentação, tanto do projeto de revitalização quanto no produto final. Entretanto, já se podem observar alguns resultados positivos, tais como: o trabalho em equipe está sendo realizado com sucesso, a autonomia por parte de alguns alunos é visível, principalmente naqueles que se identificam com alguns conhecimentos. E, finalmente, é perceptível a alegria no trabalho que cada um executa ou ao auxiliar o seu colega e igualmente na percepção coletiva ao mencionar ser esta uma atividade que ficará para as gerações futuras que estudarão nesta escola (seus filhos ou netos).

Publicado
2017-12-21