AMBIENTE PARA PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS: CORTUNICULTURA E CUNICULTURA

  • Alessandra de Campos Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rafael Pereira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Iraci Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Patrício Ferreira Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Campus Amajari encontra-se em formação e ainda temos poucos ambientes de aprendizagem disponíveis na área de produção animal, o que dificulta a compreensão dos discentes sobre alguns conteúdos. Com o recurso do INOVA 2016, juntamente com materiais de construção fornecidos pela Direção do Campus, foi possível a construção de um pequeno galpão para criação de coelhos e codornas, permitindo aos alunos realizarem práticas de manejos básicos usados, respectivamente, na cunicultura e na cortunicultura. Porém, não foi possível a aquisição de alguns equipamentos considerados essenciais para o desenvolvimento da produção dessas criações, como: chocadeiras, ninhos, dentre outros. Sendo assim, o objetivo desse projeto é promover a manutenção de ambiente de aula prática para criação de coelhos e codornas, que contribuirão na formação dos futuros técnicos em agropecuária do Campus Amajari. O projeto está sendo realizado entre o período de maio a novembro de 2017 e será divido em duas fases: na primeira os alunos foram orientados a como procederem em sistemas de produção de coelhos e codornas. Nesta etapa, de forma interdisciplinar, os professores das disciplinas nutrição animal, criações alternativas, administração e economia rural, culturas anuais e agroindústria estão orientando os alunos sobre o funcionamento dos aspectos técnicos e administrativos desses sistemas de produção; na segunda fase, espera-se que os alunos já consigam conduzir as atividades dos dois sistemas. Desta forma, eles realizarão os manejos em todas as fases de produção, além dos aspectos relacionados às questões administrativas. Por fim, espera-se que os discentes consigam fazer uma relação entre os conteúdos abordados nas disciplinas e como esses conteúdos se interligam na realização da sua atividade profissional. Espera-se também, proporcionar aos discentes um ambiente no qual eles possam desenvolver pesquisas aplicadas e atividades extensivas que envolvam a comunidade local. E por fim, fornecer os ovos das codornas e a carne dos coelhos como fonte de proteína animal, que serão utilizados nas refeições escolares dos discentes do IFRR Campus Amajari.

Publicado
2017-12-21