IMPLANTAÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA AS PRÁTICAS DA COTURNICULTURA

  • Rafael Pereira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Alessandra de Campos Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Iraci Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rafael Fiusa de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Almira Biazon França Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

O município de Amajari - RR é estruturado socialmente por populações oriundas de projetos de Assentamentos Rurais e Comunidades Indígenas, que atuam na área da agricultura familiar voltada à subsistência. Além destas, existem produtores que atuam no agronegócio criando animais de grande, médio e pequeno porte. Ambos os grupos citados sofrem com a falta de um acompanhamento técnico. Visando atender essa necessidade da comunidade local, o Instituto Federal de Roraima disponibilizou a oferta do Curso Técnico em Agropecuária nas modalidades integral, subsequente, concomitante e alternância. A oferta destes cursos oportuniza a formação de profissionais que podem intervir na realidade local, buscando superar problemas relacionados à organização social, com conhecimentos voltados à agropecuária, podendo intervir no desenvolvimento social e econômico do município e da região. Entretanto, devido o campus de Amajari está em formação, poucos são os ambientes de aprendizagem disponíveis na área de produção animal, o que dificulta a compreensão dos discentes sobre alguns conteúdos desta área, uma vez que é preciso aprendizagem pela prática. O estudo da criação de codornas é um dos conteúdos essenciais na formação de um técnico em agropecuária. Visto que, nos últimos anos, essa atividade tem apresentado desenvolvimento bastante acentuado e com resultados promissores aos investidores. Nesse contexto, foi criado um projeto, cuja a proposta foi a construção de um ambiente de aula para a prática da coturnicultura, que contribua na formação dos futuros técnicos em agropecuária. Para isso, a realização do projeto contou com a participação de 45 alunos, provenientes de duas turmas do segundo ano do curso técnico em agropecuária. Que realizaram o planejamento da construção do galpão para produção das codornas, estabelecendo as especificações técnicas (dimensionamento), os materiais utilizados e a quantidade necessária para a instalação. Além disso, os alunos confeccionaram os utensílios (gaiolas, comedores e bebedores) e produziram os alimentos que são usando na coturnicultura. Um dos resultados alcançados com o projeto é que durante a implantação deste ambiente os alunos que participaram puderam ter uma visão sobre como é planejar, executar, acompanhar e fiscalizar as fases de um projeto agropecuário, dessa forma, tiveram a noção de como é e será a vida profissional de um técnico agropecuário. Além disso, o campus agora dispõe de uma granja de codornas, na qual os alunos podem aprender sobre a criação destes animais através de atividades práticas e realizarem parte do estágio exigido para a conclusão do curso.

Publicado
2017-12-21