IV GINCANA DO ESTUDANTE: INTEGRANDO SABERES
Resumo
O projeto “Gincana do estudante” surgiu em 2014 para aproximar a comunidade e escola, valorizando potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes e comemorar o dia do estudante. O projeto visa integrar todas as disciplinas do currículo escolar, motivando professores e alunos a trabalharem de forma interdisciplinar. É importante que Instituições de Ensino valorizem projetos que possam colaborar com a formação integral, e proporcionar ao aluno ferramentas para que este atue na sociedade em que vive, moldando-a positivamente. O objetivo deste projeto é contribuir para maior integração entre as diversas áreas do conhecimento, bem como, desenvolver as inteligências múltiplas, conhecimento gerais, raciocínio lógico, humanismo, cidadania, trabalho em equipe e resgatar valores de responsabilidade, companheirismo e cooperação, contribuindo para aprender a: conhecer, fazer, conviver e a ser. A IV Gincana do Estudante será realizada Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso, no dia 11 de outubro. Espera-se a participação de TODOS os alunos, divididos em 6 equipes mistas. Cada equipe era composta por integrantes dos cursos técnicos de Agropecuária (integrado e subsequente) e de Agroindústria (integrado) e 2 professores orientadores, escolhidos pelos alunos para os representar. Foi criada uma comissão organizadora responsável pelas atividades, adequação do regulamento da gincana, divulgação, inscrição e demais demandas pertinentes. O regulamento foi publicado no dia 12 de setembro para a comunidade escolar preparar as atividades previstas. Com o projeto, será realizado diversas provas voltadas para o meio ambiente, atividade solidaria, esportivas, conhecimentos gerais, artes, direitos e deveres dos discentes do IFRR, inclusão e etc. Espera-se, fortalecer nos jovens o sentimento de companheirismo, ética, cooperação, integração e cidadania. Assim, os alunos devem ter a oportunidade de realizar um trabalho interdisciplinar, estreitando o relacionamento entre toda a comunidade escolar, além de indiretamente trabalharmos a permanência do discente, pois, quando este encontra-se envolvido e motivado com a comunidade, ele se torna, detentor de pertencimento do lugar, contribuindo para a não evasão.