ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGIA: UMA NECESSIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
É inquestionável a grande importância do desenvolvimento científico e tecnológico para a sociedade, no entanto devemos despertar também para os impactos sociais e ambientais decorrentes deste processo Assim como ferramenta para a construção de uma consciência crítica e reflexiva temos ao nosso dispor a alfabetização científica e tecnológica baseada na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), proporcionando a reflexão e a questionamentos em torno das criações científicas e tecnológicas, e resolução de problemas sociais e ambientais trazendo consigo a criticidade fundamental para a intervenção na realidade. O estudo apresenta como objetivo, oportunizar o conhecimento relacionado a alfabetização científica e tecnológica na perspectiva CTS a partir dos pressupostos desta abordagem na prática docente, justificando-se pela necessidade de discutir e apreender a abordagem CTS a partir de um olhar crítico e social de maneira que se desconstrua conceitos reducionistas que são predominantes no meio educacional, limitando assim a discussão da ciência e da tecnologia a uma visão puramente essencialista. Para a realização deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica com levantamento documental, e de produções cientificas, como livros, teses e artigos relacionados ao tema CTS com enfoque na formação de professores. Autores como BAZZO, AULER, e na literatura internacional CEREZO (1998) e KUHN (1990) foram as principais referências para aprofundamento da abordagem CTS. A partir desta investigação foi possível direcionar a discussão e apontar para alguns elementos que merecem destaque, como a formação continuada como mecanismo de inserção da abordagem CTS na formação docente. Como proposta para a alfabetização científica e tecnológica dos docentes a formação continuada torna-se uma alternativa viável, tendo em vista que a presente temática é pouco discutida no âmbito educacional.