EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS REFLEXÕES

  • Fredson da Costa Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O presente trabalho se propõe a fazer uma análise a respeito da educação do campo, tendo como foco o contexto em que se encontra este seguimento educacional. O que se pretende aqui é fazer uma análise crítica da atual educação do campo, levando em consideração os aspectos sócios históricos. Assegurar ao educando estas possibilidades vem sendo algo desafiador para todos os colaboradores em educação, principalmente nas comunidades rurais. Com base na pesquisa bibliográfica Caldart (2002), Freire (1996) Sacristan (2000) e Esteban (2013) desenvolvida, percebe-se que os educandos passam por toda caminhada escolar sem o devido interesse em aprender, não desenvolvendo as habilidades essenciais nas etapas educacionais, pois às comunidades do campo não vem oferecendo ferramentas que possibilitem uma educação de qualidade. Desde o início dos tempos, estudiosos em educação debatem a educação no campo, buscando uma maneira de contribuir e/ou criticar sua importância na aprendizagem. Basicamente todos têm a mesma opinião a respeito da importância da educação no campo. Segundo estudiosos, a prática de uma educação de qualidade no campo estimula o interesse e facilita a construção do conhecimento de toda comunidade, fazendo com que a mesma tenha prazer e vontade de aprender, desenvolvendo o espaço em que está inserido. Neste sentido, finaliza-se este trabalho, em defesa de uma prática educacional no campo mais justa, em prol de um ensino significativo, uma vez que cada comunidade tem suas diferenças que devem ser respeitadas.

Publicado
2016-12-16