O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS
Resumo
O presente trabalho bibliográfico faz uma busca histórica de filósofos e estudiosos em educação voltados ao uso do lúdico na educação buscando adentrar nas discussões de outros sujeitos e outros saberes. O objetivo aqui é explicitar a importância do lúdico no ensino de forma que esse seja significativo para a aprendizagem dos sujeitos, facilitando a construção do conhecimento. Assegurar ao educando possibilidades que facilitem a construção do conhecimento vem sendo algo desafiador para todos os colaboradores em educação. Percebe-se que os educandos passam por toda caminhada escolar sem o devido interesse em aprender, não desenvolvendo as habilidades essenciais nas etapas educacionais. Desde a antiguidade, filósofos e estudiosos em educação debatem a educação por meio do lúdico de maneira a contribuir para a reflexão crítica da sua importância na aprendizagem. Basicamente todos têm a mesma opinião da importância do lúdico na educação, porém, autores como Almeida (1987) Queiroz (1975), Alves (2001) Oliveira (2005) salientam diferenças do período cronológico. Segundo estes pesquisadores a prática lúdica estimula o interesse e facilita a construção do conhecimento, fazendo com que o educando tenha prazer e vontade de aprender. Pois, devemos sempre compartilhar saberes e estudos. Neste sentido, finaliza-se este trabalho, em defesa de uma prática lúdica no ensino em prol de um ensino significativo, uma vez que todo o sujeito tem suas diferenças que devem ser respeitadas.