PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UM CAMINHO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Esmeraci Santos do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O novo Plano de Pedagógico do Curso de Letras Espanhol-Literatura Hispânica tem desafiado docentes e acadêmicos com a inserção do componente curricular de Prática como Componente Curricular - PCC, que como eixo integrador de 04 módulos fomenta o trabalho com projeto interdisciplinar pela observação, pesquisa e a prática pela aproximação com o contexto escolar já no primeiro ano acadêmico. A finalidade do PCC 1 foi promover o estudo, discussão e reflexão sobre a formação docente; envolver os alunos em um processo evolutivo de interpretação e reinterpretação de experiências em diferentes contextos de ensino da Língua Espanhola e contribuir para a formação da identidade profissional com a integração e reflexão sobre os aspectos pessoais, sociais e cognitivos. Com o aporte teórico de Schön (1992), com as noções de pesquisa e de experimentação na prática, Piaget (1990) e Von Glasersfeld, E. (1996) sobre a noção construção do conhecimento via construtivismo, fortalecemos o princípio do professor como sujeito que constrói seus conhecimentos profissionais a partir de sua experiência e saberes através de sua compreensão e (re) organização alcançadas pela interlocução entre teoria e prática. O projeto do PCC 1 foi realizado em 2016.1 com o módulo II a partir de um planejamento integrado das 07 disciplinas deste módulo e seguiu as etapas: Observação/pesquisa da prática docente e do E/LE na escola de ensino fundamental; Visita/pesquisa a escola na fronteira Brasil/ Venezuela; Registro fotográfico com transposição didática para o plano de aula no ELE, no ensino fundamental e Produção do Memorial Acadêmico do PCC. Durante o projeto percebeu-se que o processo de construção coletiva reforça o compromisso do grupo de docentes frente a formação do professor, pois promove discussão gerando na troca de experiências e saberes um fazer interdisciplinar e ainda que o acadêmico passa por momentos de inquietação quando este deparasse com o contexto escolar, assim como já esboça reflexão sobre sua (auto) formação e o processo de Ensino da Língua Espanhola, assim como se esforça em relacionar os saberes adquiridos no módulo.

Publicado
2016-12-16