A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Francisca Almeida da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Mariza da Silva Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marizete Almeida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sandrielle Vitória . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Marilda Vinhote Bentes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O contexto roraimense exige pessoas qualificadas em áreas distintas em meio a um processo interdisciplinar, em que se gerencia saberes teóricos e práticos em âmbito educacional, cultural e social. Nesse processo, Martinez (2008) afirma que a língua espanhola cresce tanto no âmbito educacional quanto no mundo dos negócios, pois aprender uma segunda língua facilita a compreensão de mundo, uma vez que envolve tanto o contexto linguístico quanto cultural. Ao se apropria de uma segunda língua, o sujeito pensante terá facilidade em se comunicar não apenas na língua em si, mas também entender a cultura do outro, processo que envolve o respeito à diversidade facilitando o fazer pedagógico, envolvendo um currículo interdisciplinar e diferenciado correspondendo às especificidades locais. Assim, tem-se como objetivo fomentar uma reflexão sobre a importância da música no ensino de língua espanhola, envolvendo valores que permeiam a sociedade. Para tanto, partindo de uma abordagem qualitativa, se usará como foco metodológico o enfoque comunicativo, no qual envolverá uma interação constante e contextualizada por meio de músicas entre os participantes e estes, com os conteúdos trabalhados na prática. Como suporte teórico, compartilhamos a posição de Maheirie (2003), pois percebe a música, bem como sua letra, como um gênero carregado de significados social, já que relaciona o contexto social e conteúdos culturais e linguísticos que envolvem o contexto roraimense. E, também, se percebe a música como meio motivador para desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas, na observação de questões próprias à disciplina, neste caso de língua espanhola (FERREIRA, 2006). Para esta oficina contamos com a participação de 20 participantes e será utilizado caixa de som, aparelho de DVD, microfone e CDs, com intuito de propiciar informações que garantirão reflexões acerca do uso de músicas no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola, afinal em meio à nossa realidade social quanto mais propostas significativas surgirem e com respaldo teórico, mais eficaz o ensino se processará.

Publicado
2016-12-16