FAMÍLIA E PREVENÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

  • Tatiana Pereira Sodré Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Enilza Rosas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Tânia Maria Claudio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Willams Lopes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A adolescência é um período crítico na vida do indivíduo, pois nessa fase o jovem vivencia descobertas significativas e afirma a personalidade e a individualidade. Para além da faixa etária, compreende um período de transformação até a idade adulta, sob o ponto de vista biológico, social e psicológico. Nessa etapa, o adolescente busca pertencer a um grupo, que influenciará suas ações e exigirá aceitação deste. Os conflitos familiares atingem o pico, fazendo com que os pais percam um pouco do controle sobre os filhos. É principalmente neste período de crise que as drogas entram em suas vidas e alguns pais não conseguem ter uma comunicação clara e aberta sobre hábitos saudáveis e as consequências do uso do álcool e outras drogas. Partindo de acontecimentos visíveis na sociedade em que nos encontramos, nos propomos apresentar o relato de experiência das rodas de conversa a serem realizadas com os pais dos alunos do ensino médio integrado integral do IFRR/ Campus Boa Vista Centro, cujo objetivo é debater e contribuir para a produção de um roteiro de conduta preventiva contra o uso do álcool e outras drogas na adolescência. Esta ação é parte do macroprojeto A Questão das drogas e a educação que valoriza a vida, cuja proposta surgiu da disciplina Transdisciplinaridade e Complexidade no Fazer Pedagógico, ministrada pela Profa. Dra. Ana Cristina Souza dos Santos, do Curso de Mestrado em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o IFRR. O projeto encontra-se em fase de articulação para execução no início de novembro/2016. As rodas de conversa serão realizadas com metodologias participativas instigando a reflexão-ação, a partir do Guia para a formação de profissionais de saúde e de educação do Programa Saúde e prevenção nas escolas do Ministério da Saúde, cujo resultado esperado é a formação de uma comunidade escolar participativa para a prevenção do uso do álcool e outras drogas.

Publicado
2016-12-16