III CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS

  • Monique Eva Angelo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Antonio Carlos Sampaio de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adnelson Jati Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O III Campeonato de Jogos Matemáticos é um evento que atua nas áreas de comunicação, cultura e educação e que tem como público alvo os discentes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado de Roraima. Tem como objetivo promover, em parceria com entidades públicas e privadas, um espaço de ludicidade para a abordagem de jogos matemáticos. Bem como desenvolver competências e habilidades de concentração, organização, atenção, raciocínio lógico, resolução de problemas, criatividade, autonomia e o aumento das interações do indivíduo e o meio, além de fazer com que os adolescentes gostem de aprender matemática. Estudos bibliográficos vêm sendo feitos visando o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante toda a execução do projeto. O regulamento foi elaborado e disponibilizado no site do evento e os jogos escolhidos com base no site oficial da Associação Ludus e no livro Cadernos Mathema, Hex, Go e Quarto são alguns dos jogos escolhidos. A divulgação está sendo feita através de panfletos, visitas em escolas, cartazes, banners e etc. As inscrições serão realizadas no site do campeonato e os alunos serão distribuídos em equipes. A realização do III CJM ocorrerá no mês de novembro no Instituto Federal de Roraima. Será feita a premiação de todos os participantes com medalhas e dos vencedores com medalhas e troféus. O evento promoverá interações entre as escolas, aumentando por meio dos jogos, o interesse dos alunos pela matemática e proporcionando a aprendizagem dos jogos eleitos, sendo avaliado pelos próprios participantes com enquetes e sugestões. Logo, percebemos que com este projeto, pôde-se conhecer um meio novo, dinâmico e mais interessante de ensinar a matemática, onde o aluno aprende enquanto se diverte e desperta várias habilidades importantes e necessárias para a vida escolar. A quadra poliesportiva do instituto, cerca de 30 mesas e 90 cadeiras também serão necessárias para a execução do projeto.

Publicado
2016-12-16