XADREZ: APLICAÇÕES DA PRÁTICA MILENAR

  • Morgana Dias Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Carlos Victor Oliveira Esteves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Cláudio Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Nesta oficina, objetiva-se disseminar a cultura enxadrística dentro do ambiente escolar, além de buscar estimular nos participantes o gosto pela prática desportiva do xadrez, até mesmo despertando o interesse dos alunos em comporem a equipe da modalidade no Campus Boa Vista Centro. A ideia surgiu do interesse dos alunos que submetem essa proposta de oficina em compartilhar o conhecimento e a prática da modalidade de xadrez dentro da instituição advindo da participação nos Jogos Internos dos Institutos Federais. A proposta da oficina é apresentar conhecimentos a nível teórico e prático sobre o jogo milenar, fundamentar a modalidade, apresentá-la em níveis nacionais e internacionais, conceituando os principais enxadristas do mundo, além de introduzir alguns dos principais métodos lógicos de sequência de lances para participantes que já experientes na movimentação das peças no tabuleiro. Para facilitar a disposição dos participantes em tabuleiros e garantir a possibilidade de aprendizagem dos participantes, a oficina aceitará até 20 inscritos que se autoclassificação como iniciantes ou experientes ao início da oficina, permitindo que os ministrantes da oficina dediquem-se à grupos menores de ensino. Os materiais utilizados serão os que de praxe compõem a modalidade: tabuleiros, conjunto de peças, relógios (analógicos e digitais), além de instrumentos auxiliares como computadores, projetores para apresentação de vídeos e tecnologias digitais que dinamizem a prática pedagogia do xadrez. Por fim, como método de concluir as atividade e incentivar a competição enxadrística saudável, será realizado um pequeno campeonato com os participantes, dividindo-os em níveis de aprendizagem. Esse pequeno torneio propõe-se a abarcar três tipos distintos de partidas: rápidas, relâmpago e australiana, a fim de familiarizar os participantes com alguns dos modos de jogo apresentados na exposição teórica ao início da oficina, fazendo com que desenvolvam suas habilidades e, através da troca de conhecimentos que o jogo permite, seja capazes de avaliar seus desempenhos e ensinarem-se mutuamente com seus saberes prévios da modalidade.

Publicado
2016-12-16