A CULTURA DA PAZ A INTOLERÂNCIA NA RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR

Autores

  • Rute Soares Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Franciele Sousa Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Keylla Priscila Silva Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Maysa Ribeiro Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Monique de Souza Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Viviane Urbano Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Nathália Oliveira da Silva Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A Escola Estadual Professora Francisca Élzika de Souza Coelho tem como missão oferecer uma educação de qualidade num ambiente criativo, prazeroso e de respeito, formando alunos críticos e conscientes, preparados para o exercício da cidadania. A visão está em ser reconhecida como uma instituição educacional que oferece um ensino com qualidade e dinamismo, comprometida com a formação de cidadãos éticos e conscientes, que cumprem sua função social e respeitam as diferenças. Devido a essas características que a escola possui o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PiBiD na categoria Letras-Espanhol , tem por objetivo estimular o aprendizado e a descoberta da língua espanhola por meio do projeto A Cultura da Paz: a importância do respeito nas relações interpessoais entre aluno e professor. Estimular o aprendizado e a descoberta da língua espanhola e assim trabalhando a sua relevância, por meio do projeto A Cultura da Paz: a importância do respeito nas relações interpessoais. Este projeto foi aplicado para alunos das turmas de 6º e 7º ano da escola em questão, em que dispomos de atividades que foram desenvolvidas com os discentes e a comunidade para atingir o alvo do projeto, com caráter transdisciplinar. As estratégias utilizadas e que ainda estão sendo desenvolvidas foram saber: A escola em si, principalmente a relação entre alunos e professores, demostra um clima amigável e participação ativa dos pais. Porém, nas observações feitas nas aulas de língua espanhola, percebeu-se certa resistência dos alunos com a disciplina. A utilização desse tema sobre a relação interpessoal entre professores e alunos, fez com que estes se tornassem mais ativos e participativos nas aulas de espanhol e fez com que o vocabulário dos alunos com relação à língua foco ampliasse, principalmente quando se faz a comparação entre a língua estrangeira e a língua materna. As discussões levantadas em sala proporcionou o surgimento de outras questões como, por exemplo, a responsabilidade dos pais e dos alunos na cobrança do cumprimento de suas tarefas e o respeito entre as diferenças culturais existentes entre os próprios educandos. O referente projeto ainda está em processo de desenvolvimento, sendo que terá uma culminância prevista para o mês de dezembro, que contará com uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e uma palestra para os alunos e as famílias destes abordando as relações entre a família-escola. Percebemos que houve uma melhora na aceitação dos alunos com a disciplina de língua espanhola, o que demostra que um dos objetivos propostos foram alcançados.

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Publicado

2016-12-16