A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: PERCEPÇÕES DOS JOVENS ALUNOS, EM BOA VISTA-RR

  • Celson Francisco de Morais Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adeline Araujo Carneiro Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento, referente às aulas de Educação Física no Ensino Médio de acordo com as opiniões dos alunos. A pesquisa tem o objetivo de descrever as percepções dos jovens matriculados no Ensino Médio, em escolas públicas estaduais de Boa vista Roraima, sobre a importância das aulas de Educação Física para o desenvolvimento humano. Com isso, buscamos aplicar os conhecimentos construídos a partir das disciplinas pedagógicas do componente curricular mencionado. No momento, estamos identificando as diversas afirmações mencionadas pelos discentes e utilizando como uma das bases teóricas as competências e habilidades previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Portanto, a característica da pesquisa é de natureza aplicada, na qual poderá servir de suporte argumentativo para melhoria do curso de Licenciatura em Educação Física. Adotamos a abordagem quanti-qualitativa, utilizando o método quantitativo de survey para a coleta dos dados, na qual em vista de seus objetivos, classificamos esta pesquisa como exploratória. Considerando que o universo da pesquisa é composto pelos jovens de escolas estaduais, que ofertam o Ensino Médio, na cidade de Boa Vista. Utilizamos para a instrumentação do projeto, Revisão bibliográfica sobre juventude, PCNEM, Survey e Escala Likert. O survey está sendo executado em outras escolas através de questionários realizados pelos alunos do Ensino médio. No entanto, como resultados parciais, apresentamos as percepções descritas pelos alunos da primeira amostra da pesquisa, na qual analisamos e verificamos a contribuição das aulas de educação física, para o desenvolvimento humano dos jovens alunos.

Publicado
2016-12-16