A MÚSICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA HARMONIA EM SALA DE AULA: PERSPECTIVA SOBRE VALORES E RESPEITO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Francisca Almeida da Silva
  • Mariza da Silva Araújo
  • Marizete Almeida de Oliveira
  • Luana Leite da Silva dos Santos
  • Sandrielle Vitória Barreto Pêssoa

Resumo

Este trabalho é um relato da experiência vivenciada durante as atividades do PIBID, desenvolvida na Escola Pública Estadual Professor Jaceguai Reis Cunha no período vespertino. As aulas ministradas foram na disciplina de língua espanhola com alunos do ensino fundamental II, Para tanto usemos como foco principal para a aprendizagem do espanhol, letras de canções que abordasse o tema de paz e respeito. Na metodologia utilizamos também enfoque por tarefas, SONSOLES (2011) e ESTAIRE y ZANÒN (1990). Com o objetivo principal de propiciar para os alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental II, o conhecimento de valores e respeito por meio das letras de músicas populares. Para alcançar essa meta, a metodologia foi desenvolvida de forma que estingasse os alunos a expressarem sua opinião e sua visão de sociedade. As aulas foram realizadas por meio da intepretação textual das letras das músicas em seguida contextualizadas com a atualidade. No segundo momento ocorria a interpretação da música levando em conta a intertextualidade sempre acompanhada de atividades lúdicas como cruzadinhas e dinâmicas. Percebemos que houve uma compreensão significativa acerca das atividades expostas através da música e que facilitou o entendimento do aluno acerca do conhecimento gramatical do espanhol. No contexto social dos alunos percebeu-se uma motivação em busca de novos conhecimentos da língua espanhola. Identificaram-se mudanças satisfatórias em relação ao trabalho realizado em grupos. Concluímos que trabalhar com a música ajudou a criar um ambiente propicio para o aprendizado da língua espanhola e que despertou um maior interesse nos alunos em aprender o idioma.

Publicado
2016-12-16