A VIDA É UM JOGO DE XADREZ: UM XEQUE-MATE NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

  • Dhyeine Sunamita Braga da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Gisela Hahn Rosseti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Elaine Ramires Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Xadrez se tornou um jogo moderno e conhecido em todo o mundo, seja por identificação ou por ser uma atividade que favorece a aprendizagem de diversas habilidades. Com crianças, o Xadrez pode ser trabalhado para contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, além de ser uma atividade prazerosa, na qual a criança pode aprender a lidar com a derrota e com a vitória, aumentar sua capacidade de pensar, de agir, de atacar o oponente no momento oportuno e de alcançar o objetivo final, xeque-mate, sem perder a amizade. Com esta pesquisa pretende-se desenvolver o gosto pela prática do Xadrez, possibilitando o desenvolvimento de diferentes habilidades, e contribuindo no processo de integração entre os participantes do projeto, crianças de 9 a 12 anos e demais envolvidos. Para iniciar as atividades, junto à Ficha de inscrição, foram respondidas perguntas relacionadas a aprendizagem de conteúdos escolares e às relações interpessoais da criança. Durante o projeto foram confeccionados jogos de Xadrez com material alternativo ou reutilizado que dão acesso a prática do jogo e incentivam a reutilização de resíduos sólidos. A atividade é realizada com duas turmas, uma vez na semana, com uma hora de duração, na escola onde estudam, no turno oposto. Compreendem essas atividades semanais, de forma gradual e contínua, a aprendizagem e o aperfeiçoamento do Xadrez, bem como atividades de Xadrez que abordam o raciocínio lógico, contagem, leitura, associação de palavras e imagens, criatividade, capacidade de iniciativa e de integração. A partir das práticas já realizadas, pode-se observar que crianças que apresentavam dificuldade de concentração ou de atenção às instruções, com o tempo conseguiram pôr em prática uma rotina de etapas com disciplina, sem deixar de ser prazeroso o jogar. Ainda, observou-se em grande parte das crianças dificuldade na leitura e na contagem numérica, o que tem sido trabalhado nas atividades e as crianças tem conseguido avançar com confiança. Portanto, por meio da aprendizagem e da prática do Xadrez, as crianças têm conseguido desenvolver habilidades e ampliado o repertório de conhecimento tanto em conteúdos necessários para aprendizagem escolar, quanto em habilidades necessárias ao cotidiano dessas crianças.

Publicado
2016-12-16