APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DA DANÇA

  • Karoline Costa Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Kayenne Lira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Adnelson Jati Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto aprendendo geometria através da dança traz contribuições no aprendizado e desenvolvimento da dança e da matemática no ensino infantil, trazendo consigo a intensão de realizar atividades didáticas junto a criança. Percebemos a dança, enquanto elemento de fomento ao processo de aprendizagem, uma boa aliada para a construção do conhecimento geométrico, pois esse desenvolvimento está fortemente atrelado a formas e figuras que se interligam com os estudos da geometria, ambas, a serem selecionadas oferecem uma singular oportunidade para a construção da base do conhecimento geométrico das crianças. A execução desse projeto se deu mediante uma pesquisa onde sondamos através de observações a necessidade ali vivênciada. A escola na qual nos fornece o espaço físico, nos incentiva bastante, pois até o momento não havia projeto como este. O publico alvo correspondem a crianças com idade pré-escolar entre 3 e 6 anos. A construção do conhecimento geométrico, intríseco a esta fase, foi mediado em grande parte por atividades de dança. Com a aplicação deste projeto, a escola teve a oportunidade de criar um ambiente propício ás crianças, combinando a construção do conhecimento e a diversão. Colaborando para o desenvolvimento corporal e construção do conhecimento em geometria enquanto praticavam atividades de dança. Notamos as diferenças na forma de agir, de se comunicar e de estudar, aos poucos as crianças se habituaram e se identificaram, ganhando experiência de interdisciplinariedade entre matemática e educação física. Compreendemos que a dança e a matemática no ensino infantil, traz consigo um bom desenvolvimento humano e bem estar, além de preparar para a vida adulta, e sabemos o quanto é necessário ensinar e aprender a conviver, uns com os outros, na sociedade, pois as mesmas tem um grande poder educativo. Portanto esse projeto pretendeu mostrar que ambas são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Publicado
2016-12-16