DESAFIANDO O PRECONCEITO: CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS INTRODUÇÃO

Autores

  • Cindy Harrys Leal
  • Lorena de Almeida Rabelo
  • João Batista Ferreira dos Santos

Resumo

O preconceito sempre esteve presente na história da humanidade. Sua base constitui-se pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, ele resulta da desinformação. Com isso, o projeto surgiu para explicar a importância de conviver com as diferenças. Na sequência serão apresentados os objetivos, métodos, resultados e conclusão dos resultados do projeto. Objetivos Tem-se como objetivo geral conhecer e valorizar a história e cultura africana e afro descendentes, bem como desenvolver o respeito às diferenças, repudiando qualquer forma de preconceito e ampliando seu conhecimento cultural. Material e Métodos Inicialmente delimitou-se o problema da pesquisa, por meio do seguinte questionamento: De que modo é possível desafiar o preconceito nas escolas estaduais de Boa Vista-RR, após isso se delimitou o público alvo (somente estudantes matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental); Seleção dos locais onde seriam dadas as capacitações; Elaborou-se as dinâmicas, materiais e conteúdo a serem apresentados nas apresentações (slides, folders e cartaz) e criou-se o instrumento questionário contendo 7 questões, visando avaliar a apresentação das bolsistas e a percepção deles frente ao desenvolvimento do projeto; Contatou-se as Escolas Estaduais; Montou-se o cronograma de apresentações e iniciou-se a aplicação do projeto. Resultados e Discursões Separamos as escolas em A e B, que respectivamente são a Escola Estadual Girassol e a Costa e Silva. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível aliar pesquisa e prática e contribuir diretamente para o conhecimento dessas crianças, e também de nós bolsistas que percebemos a importância de conversar sobre preconceito e racismo no âmbito escolar. Além disto, este projeto nos mostra o quão importante é passar adiante os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

Downloads

Publicado

2016-12-16