ELUCIDANDO CONTEÚDOS E FENÔMENOS COTIDIANOS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS LÚDICOS DE QUÍMICA E FÍSICA

  • Nirzael Costa Mendes da Silva
  • Willian José Reis da Silva
  • Francisco Oliveira Silva Junior
  • João dos Santos Panero

Resumo

Despertar o interesse dos alunos sempre representou ser um ponto crucial para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, de fato, ensinar algo para alguém que não demonstre atenção e motivação torna-se uma ação passiva e frustrante. Contextualizar o conhecimento teórico com fenômenos cotidianos talvez seja a maneira mais fácil de despertar o interesse do aluno, não apenas por aproximá-lo da realidade, mas também por fazê-lo entender algo que tenha vivenciado e não compreendido ou não refletido. O trabalho visou desenvolver e executar experimentos lúdicos que possam ajudar no entendimento de conteúdos de Química e de Física visando também elucidar fenômenos cotidianos através de atividades práticas com materiais alternativos. Durante a execução dos experimentos, explicava-se a composição e o funcionamento dos reagentes (ex.: fósforo, isqueiro, vela) e o que acontecia no experimento. Foram desenvolvidos e executados mais de trinta experimentos envolvendo conteúdos de Química e Física, muitas vezes integrando-as, bem como conteúdos de diferentes etapas do ensino. Alguns experimentos que envolviam efeitos pirotécnicos e de impacto visual despertaram mais atenção dos alunos, talvez pela fundamentada associação das disciplinas com magia, fogo e energia. O ensino da Química e da Física deve ser, sempre que possível, não apenas contextualizado, mas acompanhado de atividades práticas lúdicas que elucidem o conteúdo teórico e abstrato, tornando-o de fácil entendimento. Inerente a esse pressuposto, deve-se contornar as dificuldades acrescidas pela ausência de laboratório apropriado bem como pela ausência de reagentes e instrumentos necessários e, assim, mesmo com materiais alternativos despertar o interesse dos alunos.

Publicado
2016-12-16