HORTAS ESCOLARES EM CARACARAÍ PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO.

Autores

  • Victor Macêdo de Oliveira
  • Marcio Mesquita Barros

Resumo

Atividades ligadas ao uso do solo como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam um aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza. A maioria das hortaliças produzidas no Brasil é obtida a partir da agricultura familiar, com a aplicação de tecnologias de baixo custo, contribuindo com o ambiente e agregando valor aos produtos. Diante disso, objetivou-se sensibilizar e conscientizar alunos do ensino fundamental da escola Idnéia Barbosa na cidade de Caracaraí/RR, para as boas práticas de produção e de consumo de alimentos saudáveis produzidos no ambiente escolar ou doméstico. Foram instaladas hortas verticais, com uso de madeira e calhas de metal de lâmpadas fluorescentes, e horizontais de alvenaria, para o cultivo de olerícolas desde a produção de mudas (espécies de semeadura indireta), passando pelo manejo até a colheita em locais de fácil acesso e de forma que prevaleçam ser visíveis para melhor interação dos envolvidos. O manejo das hortas deu-se sem o uso de agrotóxicos, com o manejo de pragas e doenças com controles agroecológicos, buscando-se utilizar materiais com potencial de reciclagem ou reuso. Realizou-se a colheita das olerícolas prontas para consumo, aliado ao despertar do interesse dos alunos envolvidos em produzir hortas domésticas, demonstrando que é possível a produção de alimento com o uso mínimo de agrotóxicos. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado como regar, transplantar, desenvolver e colher, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza transforme pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos, foram as principais práticas que despertaram o interesse e fez com que as crianças participassem das atividades do projeto.

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Publicado

2016-12-16