JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APREDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RORAIMA

  • Lúbia Ingrind Cipriano dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Zilene Duarte de Lucena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O projeto teve como objetivo realizar o levantamento da contribuição dos jogos didáticos nas escolas públicas estaduais localizadas no município de Boa Vista Roraima. A pesquisa não foi realizada em todas escolas, apenas em algumas escolhidas aleatoriamente. Como método foi utilizado observação das aulas, focando principalmente nas metodologias e ferramentas utilizadas pelos professores, aplicação de questionários para professores e estudantes. A boa aceitação em relação aos jogos é esperada, pois foi verificada a aceitabilidade dessa ferramenta em sala de aula, assim como em outros estados. Com isso sabe-se da grande importância que têm novas ferramentas em salas de aula a fim de melhorar os interesses dos estudantes nos assuntos de Ciências Biológicas visto em sala de aula, pois atualmente, tornam-se cada vez mais difíceis metodologias que atraem os estudantes para as aulas de Biologia. A maioria desses estudantes apenas busca o estudo das disciplinas para conseguir aprovação nos vestibulares. A disciplina de Biologia é uma ótima disciplina que podem ser utilizados várias metodologias, inclusive associando os conteúdos com o dia-a-dia. Os jogos didáticos é uma ótima metodologia na sala de aula, pois quando se elabora um jogo, ele poderá ser utilizado em várias turmas e em vários anos. É perceptível a aceitação dos estudantes do ensino médio em relação a novas metodologias, e o lúdico dos jogos didáticos atraem os estudantes e facilitam ainda mais a aprendizagem dos conteúdos.

Publicado
2016-12-16