LEITORES EM FORMAÇÃO

  • Ana Gabrielly Rocha Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Eduardo Conceição Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Claudina Miranda e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A leitura tem papel fundamental no desenvolvimento infantil, através dela, é possível exercitar a imaginação, por meio disto pode se desenvolver emoções e sentimentos, além de criar possibilidades pedagógicas criativas e estimulantes para a concentração do aluno. A história, por mais simples que seja tem a capacidade de nos envolver de maneira criativa e reflexiva. Ela está presente desde o princípio da humanidade sendo uma prática milenar por meio da tradição oral. E isso se segue até hoje. A arte de contar e recontar histórias proporciona interesse pela leitura e o uso da imaginação através da construção de imagens interiores. Com isso, criou-se o projeto “Leitores em Formação” que, tem o intuito de envolver crianças que estão iniciando o processo de alfabetização, no mundo fantástico da leitura e proporcionar a escolas carentes a oportunidade de oferecer um ensino de maior qualidade além de, preparar alunos que futuramente estarão ingressando no IFFR-CNP.Como metas a serem traçadas durante a realização do trabalho tivemos, a arrecadação de livros para que futuramente fossem usados para o cantinho da leitura, também produzido durante a execução do projeto, além do trabalho de contar histórias as crianças da turma escolhida para este trabalho, no caso crianças do 5º ano. Durante o projeto, encontramos grande dificuldade em relação a disponibilidade de tempo e transporte para a realização do projeto, no entanto obtivemos como resultados parciais uma mudança da escola para importância da leitura, as crianças alcançadas foram estimuladas a pensaram acerca de suas atitudes e no em suas escolhas em relação ao futuro que querem e se envolveram com a leitura de modo que passaram a fazer isso por si próprio.

Publicado
2016-12-16