MERCHANDISING MATEMÁTICA

  • Bernardo Wellington Pires de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Cosmo de Sousa Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Fabiane Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Magno Pereira Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Oreb de Lima Prado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sebastião da Silva Malaquias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Durante as atividades do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, foi notada uma grande dificuldade na aprendizagem de Matemática, assim os bolsistas buscaram por metodologias inovadoras capazes de alicerçar a construção desse conhecimento. Este trabalho busca de forma objetiva expor o lúdico matemático como ferramenta metodológica de auxilio nesse processo aliado as técnicas de Merchandising. Evidenciar as etapas de intervenção realizadas durante o ano letivo de 2016 pelos acadêmicos de Matemática do IFRR-CBVC, bolsistas do PIBID. Durante nossas intervenções foi utilizada técnicas de merchandising para suavizar a introdução de novas metodologias. Nossa metodologia foi dividida em três momentos diferentes; a 1° etapa foi denominada motivacional, a 2°etapafoi a aplicação de lúdicos, e a 3°etapa foi a socialização e discursão das atividades. Após o término das atividades foi possível notar que os alunos ficaram mais receptivos e dispostos a estudar Matemática, e que o lúdico é uma ferramenta inovadora capaz de suavizar as dificuldades do aluno, mas ressaltamos que sem a intervenção de professores preparados esses resultados podem ter resultados Insatisfatórios. Este trabalho teve resultados satisfatórios, pois os alunos se mostraram motivados, ficou nítido o avanço matemático durante o desenvolvimento. E mostrou que a utilização de jogos lúdicos podem se tornar uma semente fértil promissora na metodologia de ensino.

Publicado
2016-12-16