MONITORIA DE GEOGRAFIA NO IFRR/CNP

Autores

  • José Luís Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Roseli Vieira Zambonin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O presente projeto de monitoria constituiu numa estratégia de aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem e melhoria da qualidade do ensino na disciplina Geografia. Com este projeto objetivou trazer novas questões, problematizações e contextualizações que contribuam com o processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Nesse sentido, buscou se aprimorar as capacidades didático-pedagógicas como monitor, dedicando-se à pesquisa e aprofundamento nos debates teóricos trazidos no decorrer da disciplina e manter contato com os demais alunos para debater os conteúdos estudados, incentivando a leitura além dos textos da disciplina, tirando dúvidas e promovendo o debate em sala de aula e nos meios de comunicação virtual. Através destas práticas buscou se aprimorar o ensino da disciplina Geografia. Considerando os meios que viabilizaram o presente projeto, o monitor: envolveu se em todo o processo de desenvolvimento da disciplina, assim suas capacidades didáticas e pedagógicas foram constantemente desenvolvidas e avaliadas; acompanhou o planejamento, execução e avaliação da disciplina, permitindo ter experiência em prática de ensino; incentivou uma maior participação nas discussões em sala de aula, diante dos conteúdos e referências usadas; aproveitou metodologias ativas que permitam o desenvolvimento de todo o grupo de alunos; e buscou melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula. Os procedimentos utilizados abrangem desde pesquisa bibliográfica em consonância com as temáticas tratadas na disciplina, pesquisa de documentários, vídeos e fontes online (internet), pesquisa de campo, questionários de fixação, etc. O monitor se engajou nessas atividades de forma proativa, de modo que sempre haja debate entre ele e o professor-orientador sobre as metodologias utilizadas em sala de aula. Dessa forma o projeto possibilitou aos alunos maior desenvolvimento teórico-prático da efetiva participação nas atividades de sala de aula, promovendo o ensino-aprendizagem.

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Publicado

2016-12-16