O CÉU QUE NOS ENVOLVE: A ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

  • Caroline Gabriele da Silva Parnaíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Iuna Rabelo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Giovanna Sousa Guedêlha de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Victor Hugo Carvalho Sabóia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Carlos Henrique Lima de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Antônia Valdirene Rabelo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Quando o aluno percebe a importância do estudo da Astronomia, ele aprende a contemplar o céu de maneira sistemática e a preocupar-se com o entendimento de muitos fenômenos celestes. Além disso, vários conceitos vistos em disciplinas básicas são melhor assimilados com essa metodologia. O objetivo deste trabalho foi fomentar, em alunos do ensino médio, o interesse na ciência da Astronomia e na arte da investigação do Cosmos através de observações e suas relações com teorias vistas em componentes curriculares. O trabalho foi realizado em cinco etapas: Etapa 1 - Revisão bibliográfica; Etapa 2 - Representação física do Sistema Solar; Etapa 3 - Criação do Calendário Cósmico; Etapa 4 - Observação através de telescópio; Etapa 5 – Oficina para alunos do IFRR/CNP. A representação física do Sistema Solar e o Calendário Cósmico auxiliaram os participantes no entendimento das informações teóricas repassadas pelas bolsistas acerca do Cosmos, bem como no entendimento da evolução do Universo e as teorias hoje defendidas. Durante o uso do telescópio, foram realizadas observações à lua e a algumas constelações, acrescentando-se informações pertinentes a cada corpo celeste. A equipe percebeu um interesse pela área por todos os participantes, mesmo envolvendo-se conhecimentos físicos de maior complexidade, retratando a ciência da Astronomia como uma ferramenta útil na concepção de conhecimentos teóricos de outras disciplinas. O próximo passo será apresentar as oficinas em escolas estaduais de Rorainópolis-RR, que efetuar-se-á em novembro deste ano.

Publicado
2016-12-16