O QUE OS JOVENS PENSAM SOBRE O “PEGAR”, O “FICAR” E O “NAMORAR”?: UM ESTUDO SOBRE RELACIONAMENTOS NA MODERNIDADE LÍQUIDA E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA ESCOLAR DOS ADOLESCENTES NO IFRR – CAMPUS BOA VISTA

  • Istela Chaves Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Rafaella da Silva Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O objetivo deste estudo é mapear as práticas do romance na adolescência, de modo a compreender os relacionamentos na modernidade e líquida e suas implicações na vida escolar dos adolescentes. O projeto possui contribuições tanto para o meio acadêmico quanto para o meio social. A partir de consultas à Base de Teses e ao Portal de Periódicos Capes, foi constatado que há somente uma pesquisa acadêmica a respeito desse tema, publicada na Revista Brasileira de Enfermagem, em 2007. Assim, este estudo se propõe a atualizar a produção acadêmica sobre “o pegar, o ficar e o namorar”, contando com uma abordagem diferenciada e inovadora, pois propõe uma análise histórica a respeito do tema, algo ainda não feito. O estudo foi realizado por meio de pesquisa acadêmica e bibliográfica, bem como de pesquisa quantitativa. Através da leitura de obras referentes ao tema foi possível produzir um pequeno histórico do romance desde o período medieval com o trovadorismo aos dias atuais na era do romance holywoodiano. Também, foi produzido um questionário para compreender como o namorar, o pegar e o ficar se relacionam com a evasão, retenção e êxito na vida dos estudantes do CBV-Centro. Portanto, esta produção científica tem caminhado de maneira que seja possível apontar alternativas para a construção de relacionamentos mais saudáveis, dando ferramentas para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Publicado
2016-12-16