O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DIRECIONADO AOS ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR – FASE II

  • Andresa de Jesus Gomes de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lidiana Lovato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Andréia Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Este trabalho é resultado do PIBICT-IFRR/CBVC e trata do ensino de Ciências e Biologias com alunos surdos. Inicia em dizer que o ensino de Ciências a alunos com deficiência auditiva se dá preferencialmente pelo aprendizado através da Língua de Sinais, apesar das limitações devido à escassez de materiais adaptados, isto é, direcionado as limitações e potencialidades destes alunos. E está sendo trabalhado em 4 escolas públicas, entre elas, o Instituto Federal de Roraima, e procura saber se os professores e os alunos, em sala de aula, estão de acordo com a literatura e a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, quando se trata do ensino-aprendizagem diante a Educação Inclusiva. Teve como objetivo geral conhecer o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo nas disciplinas de ciências e biologia para discutir novas estratégias de ensino. A pesquisa está sendo de caráter descritivo com análise qualiquantitativa, envolvendo a pesquisa de campo, bibliográfica e documental, tendo como público alvo, professores de ciências que atuam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio com alunos surdos, e os alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas escolhidas para o desenvolvimento do projeto. As etapas do trabalho desenvolvidas até o momento nos permitiram verificar 7 alunos surdos que não estão matriculados de acordo com a idade/série, estando um ou mais ano(s)/série(s) atrasados. E ao verificarmos a comunicação em LIBRAS, constatamos que 3 alunos não possuem domínio da LIBRAS e que 1 não frequenta o acompanhamento pedagógico dentro da escola, fato que prejudica o processo ensino-aprendizagem. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi observado que os professores e interpretes dos alunos surdos, clamam muito pelos pais desses alunos, por entenderem que para que haja um aprendizado significativo para os alunos surdos é necessário o acompanhamento familiar em todos os níveis de ensino.

Publicado
2016-12-16