PIBID 2016: JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Bernardo Wellington Pires de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Jean Marcus de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Magno Pereira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Oreb Prado Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sebastião da Silva Malaquias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. O objetivo desse trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas neste ano, pelos acadêmicos de Matemática do IFRR- CBVC, através do PIBID na Escola Estadual Maria Das Dores Brasil. Nas nossas intervenções didáticas procuramos sempre utilizar atividades que os alunos pudessem intuitivamente construir seu conhecimento a respeito do conteúdo abordado. Dessa forma tínhamos a preocupação de não introduzir o conteúdo inicialmente e sim, partir dos conhecimentos prévios com a utilização de atividades e materiais que auxiliassem no desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno. Após a realização dessas atividades, percebemos que a utilização de jogos matemáticos no ensino aprendizagem, serve como um facilitador e auxílio ao professor, já que a matemática é vista pelos alunos como uma matéria difícil e complicada. O objetivo deste trabalho foi alcançado, pois deu a possibilidade dos alunos tivessem uma visão diferente sobre a Matemática através dos jogos, contribuindo para melhorar o conhecimento e desenvolver o pensamento dos discentes. Além disso, essa experiência contribuiu significativamente para a formação dos acadêmicos envolvidos.

Publicado
2016-12-16