QUÍMICA E APARÊNCIA

  • Luan Silva de Almeida
  • Emilly Louhanny Silva Ferreira
  • Cristiane Pereira de Oliveira

Resumo

O Projeto "Química e aparência" teve como objetivo levar explicações aos alunos das escolas sobre as bases químicas de alguns produtos que utilizamos no dia a dia, produtos utilizados em cosmetologia, conscientizando sobre o uso correto dos mesmos e os prejuízos causados ao mal uso. O projeto foi conduzido nas seguintes etapas: reunião com as escolas para apresentação do projeto e aprovação das mesmas para a execução, aplicação de um questionário para saber sobre o que os alunos conhecem sobre o assunto, realização de pesquisas bibliográficas sobre o assunto, trabalho com os alunos através de apresentações, palestras, rodas de conversas, folders, banners, de forma lúdica através de jogos, por exemplo, sobre a importância dos produtos de beleza no cotidiano, a história dos cosméticos, evolução dos produtos com o desenvolvimento da ciência, composição química dos produtos mais utilizados pelos alunos. No questionário para os alunos do da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves com o intuito de saber se os mesmos estão cientes de quanto a química está presente em seu dia a dia, o resultado comprovou que mais de 70% da turma de 1º, 2º, 3º ano a resposta positiva sobre o assunto. Também foi realizada uma palestra na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, ensinando aos alunos como fazer um projeto. Observou-se que os conceitos e bases químicas serviram aos alunos como instrumento para apreciar e desfrutar, de maneira consciente, dos benefícios da ciência e da tecnologia dos produtos cosméticos e seus correlatos ao longo de sua vida, e, quem sabe um dia, transformar isso no seu trabalho. Durante o trabalho, houve a preocupação para que os alunos tenham sempre em mente que a ciência não é só algo que se cria no laboratório, mas sim aquilo que já existe na natureza.

Publicado
2016-12-16