REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PLÁSTICAS E DE PAPEL NA CONFECÇÃO DE PEÇAS DECORATIVAS: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL

  • Abraão Silva dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Geiciane Neves Vital Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Véritha Pessôa de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Hudson do Vale de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sandra Grützmacher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

A temática sobre educação ambiental tem sido amplamente debatida nas mais diversas áreas do conhecimento e nos meios de comunicação. Tais discussões surgem com base na preocupação e no cuidado com o meio ambiente. Os agravos ao meio ambiente, em decorrência das ações antrópicas, vêm, cada vez mais, despertando uma consciência ambiental na população, para preservação dos recursos naturais. Objetivou-se, com o presente trabalho, promover a sensibilização dos alunos de escolas municipais de Boa Vista–RR em relação à importância da reciclagem, com foco na reutilização de materiais que seriam destinados ao lixo, mas que podem ser transformados em peças decorativas. Para a sua realização, adotaram-se as seguintes etapas: a) com foco na extensão, levantamento das escolas municipais interessadas em participar do projeto; b) com foco no ensino, realização de palestras de sensibilização acerca do tema reciclagem; c) com foco também na extensão, coleta dos materiais a serem utilizados no projeto, para a confecção das peças decorativas; d) com foco na pesquisa, levantamento para se estabelecer a precificação das peças produzidas com material reciclado e, principalmente, realização de pesquisa de satisfação. Participou do projeto a Escola Municipal Raimundo Eloi Gomes, com diferentes turmas. As palestras de sensibilização foram realizadas, conforme cronograma estabelecido junto à escola, em especial com as professoras das disciplinas relacionadas ao tema. Os alunos, assim como a equipe envolvida, realizaram a coleta do material, bem como produziram as peças decorativas. Ainda serão realizadas as pesquisas de precificação e de satisfação. De qualquer forma, ao longo do projeto, já foi possível perceber a sensibilização realizada.

Publicado
2016-12-16