TRILHA ECOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA, CAMPUS NOVO PARAÍSO: UM AMBIENTE DIDÁTICO MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Carlos Henrique Lima de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Giovanna Sousa Guedêlha de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Victor Hugo Carvalho Sabóia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Caroline Gabriele da Silva Parnaíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Suzan Monteverde Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Lívia Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Romildo Nicolau Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

O contato com a natureza é o elemento motivador para dar encanto e interesse pela atividade desenvolvida e as trilhas ecológicas se apresentam como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. Objetivou-se, com este trabalho, criar uma trilha ecológica no Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). A trilha localiza-se no IFRR/CNP e tem 1300 m de extensão. A vegetação nativa local é classificada como Floresta Ombrófila Aberta e a abertura da trilha foi realizada por intermédio de foices e facões. As demarcações foram realizadas com fita zebrada de 70 mm a cada 10 m e marcadores de madeira nas dimensões de 5 x 50 cm a cada 50 m. Ao final da trilha, foram construídas estruturas de madeira (tapiris) para receber alunos, professores e visitantes. Definiram-se, também, quatro pontos para abertura de perfis de solo com profundidade de 2 m cada. A trilha foi utilizada para a ministração de aulas de Biologia, Fertilidade e Manejo do Solo e Silvicultura, contemplando, aproximadamente, 90 alunos. Foram discutidos conceitos de relações ecológicas, solo-paisagem e taxonomia de espécies. A aplicação prática da teoria vista em sala de aula em ambientes abertos implicou em um aumento significativo do interesse discente, elevando a assimilação do conteúdo e disposição na execução das atividades propostas. A trilha ecológica comporta-se como ambiente didático e apresenta-se como ferramenta atraente para a adaptação de metodologias convencionais à realidade local.

Downloads

Publicado

2016-12-16