VIAJANDO POR MEIO DA LEITURA: ESTÍMULO AOS JOVENS LEITORES

  • Carla Thaís Rodrigues de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Franciane Borges Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Sandra Grützmacher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Hudson do Vale de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Resumo

Muitas são as reclamações, não só no Brasil, sobre a falta de leitura, principalmente entre jovens. Pensando-se nessa questão, vários estudiosos buscam decifrar o enigma e desenvolver técnicas que possam amenizar a problemática. Nesse sentido, há, por exemplo, práticas de ensino relacionadas, especificamente, aos diferentes gêneros textuais (e-mail, torpedos, cartas do leitor, editorial, notícias, reportagens, relatos de viagem, diários), expandindo as possibilidades de desenvolvimento da leitura e da escrita nos diferentes níveis de ensino. Isso porque, tanto crianças quanto adolescentes, ao se transformarem por meio da leitura, modificam o ambiente em que vivem. Objetivou-se, com o presente trabalho, despertar o gosto pela leitura, por meio dos relatos de viagem de Martha Medeiros, apresentados no livro “Um lugar na janela”. A execução deu-se por meio das seguintes etapas (algumas ainda em andamento – c, especificamente): a) consolidação de parceria com Escola Estadual próxima ao IFRR / CBVZO; b) mobilização da turma do 8º ano (antiga 7ª série); e c) realização de encontros. Apesar do trabalho ainda estar em andamento, espera-se que, ao final, seja possível, por meio da temática acerca de viagens realizadas pela Martha Medeiros, cronista de linguagem acessível e simpática aos jovens, fazer com que os envolvidos percebam que o ato de ler pressupõe envolvimento, havendo, assim, aproximação com a prática em questão. Além disso, espera-se sensibilizar os jovens para importância da leitura no processo ensino-aprendizagem, bem como no seu dia a dia, elevando, assim, o processo de compreensão do ato de ler.

Publicado
2016-12-16