VIOLÊNCIA ESCOLAR – DESIGUALDADES NO ÂMBITO ESCOLAR: INTOLERÂNCIA

  • Arthur César Gama
  • Matheus Henrique Alves
  • Nathália Aquino Godim
  • Nayra Gisely Leite
  • Tiago Henrique Fontenele

Resumo

Atualmente vemos nos meios de comunicações constantes relatos de violência escolar, este fato é tema central do PIBID 2016 e está sendo trabalhado pelos acadêmicos de Licenciatura em educação Física do IFRR com o seguinte subtítulo “desigualdade no âmbito escolar: intolerância”. Este projeto é relevante por se tratar de um assunto bastante presente nas escolas estaduais do município de Boa Vista e de difícil solução em curto prazo pelos órgãos competentes, dessa maneira, O projeto vem Contribuir com os esforços traçados pelas escolas públicas na diminuição/extinção da Violência escolar. De acordo com Salles et al (2008) a segregação, a exclusão e indiferença ao outro é uma Das formas pela qual a violência se manifesta no cotidiano escolar. Juntamente com esses fatos Vem a intolerância, que é desenvolvida pelos alunos e acarretam em situações de violência propriamente dita . Camacho (2000) complementa que a intolerância ao diferente é uma das faces Do processo que dá origem à violência. Com isso, o projeto vem intervir diretamente no ambiente escolar com o intuito de desenvolver a consciência, o respeito, a tolerância às diferenças ao próximo Para a redução dentro e consequentemente fora do espaço escolar. Contribuir para a diminuição da incidência de intolerância de gênero no âmbito escolar através das aulas de Educação Física. Aportar possíveis atos que influenciem na incidência de intolerância motivada pela desigualdade de gênero; Desenvolver atividades de conscientização a cerca do tema nas aulas de educação física; Aprimorar a bagagem cultural e social dos alunos dando ênfase nas possíveis consequências trazidas por este tipo de violência. Aulas práticas envolvendo o subtema do projeto; Feedback com os alunos através de diálogos, onde os mesmos terão espaço para expor e Defender seus argumento a respeito do tema; Questionários semiestruturados. O Presente projeto está em desenvolvimento, porém já é possível notar que o assunto trouxe novas informações tanto aos alunos da escola quanto os acadêmicos da instituição. O assunto Originou reflexão e instigou debate sobre a desigualdade de gênero no cotidiano escolar, trazendo um maior desenvolvimento dos alunos, deixando – o mais cientes, respeitosos e responsáveis com a transformação social, alcançando o meio escolar. O presente projeto encontra – se em desenvolvimento, portanto, ainda não é possível concluir à pesquisa.

Publicado
2016-12-16