CURSO DE GESTÃO DE ARQUIVOS: UMA RELAÇÃO TEÓRICA SOB A ÓTICA PRESENCIAL E VIRTUAL

Autores

  • Milena do Carmo Gomes de Castro
  • Tatiana Costa Rosa
  • Gaspar Osorio Henriques

Palavras-chave:

Curso de formação inicial e continuada, Auxiliar de Arquivos, Educação à Distância, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho trata-se do curso semipresencial de formação inicial e continuada (FIC) em auxiliar de arquivos, ofertado pelo Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista e contemplado pelo projeto de bolsa acadêmica de extensão em 2018. Tem-se como objetivo geral: apresentar o curso. E como objetivos específicos: analisar o plano do curso; investigar o uso das diferentes ferramentas e recursos tecnológicos do ambiente virtual de aprendizagem Moodle adotados no curso; explanar acerca do grau de satisfação dos alunos em relação à aspectos do curso. Quanto à abordagem metodológica caracteriza-se como documental, bibliográfica e quali-quantitativa. Toma-se como embasamento documentos, como leis, normas, resoluções, o Guia de Cursos FIC do Ministério da Educação, o próprio plano do curso semipresencial FIC em auxiliar de arquivos, bem como referenciais bibliográficos. Os dados levantados foram coletados, analisados e apresentam-se quali e quantitativamente pelos autores. O plano do curso está regulamentado pela Resolução n° 295 do Conselho Superior do IFRR, o qual estabelece oitenta vagas à sociedade roraimense, voltadas para cidadãos que possuam o ensino fundamental completo, e delimita uma carga horária de 170 horas, as quais distribuem-se em aulas teóricas-virtuais e aulas práticas-presenciais ao longo de seis componentes curriculares. Nesta primeira edição o curso foi desenvolvido no período de março a novembro de 2018, envolvendo os setores de extensão, educação à distância e registro acadêmico do Campus Boa Vista. O trabalho em equipe atuando no ambiente virtual de aprendizagem Moodle foi fundamental para os envolvidos, os quais utilizaram algumas ferramentas e recursos tecnológicos voltados às aulas e atividades teóricas-virtuais, tais como: arquivos em word., pdf., jpg, links de conteúdos e vídeos, questionários, jogo da forca, fóruns de notícias, fóruns de discussão, fóruns tira-dúvidas e também um grupo no WhatsApp, que facilitou a comunicação. Como resultado final, no último componente curricular do curso aplicou-se aos alunos um questionário de grau de satisfação e obteve-se algumas respostas que destoam e outras que estão em consonância, especialmente no que concerne aos encontros presenciais e atividades práticas. Entre outros aspectos, dentre os principais pontos negativos os alunos mencionaram a dificuldade de acesso à internet e ao ambiente virtual de aprendizagem. E entre os pontos positivos os alunos destacaram a participação da monitora bolsista e professores. Por fim, conclui-se que a realização da primeira edição deste curso em conjunto com o apoio do projeto de bolsa acadêmica de extensão é uma valiosa e necessária troca de conhecimentos no que tange à gestão de arquivos, uma vez que contribuiu com todos os envolvidos: professores, monitora bolsista, alunos, que puderam obter, aprofundar e disseminar ideias, teorias e práticas arquivistas, bem como colaborou-se também com a sociedade em geral, a qual pode contar com profissionais mais qualificados na área de arquivos administrativos e históricos no Estado de Roraima.

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Publicado

2019-05-13