ALÔ, LEITURA, MUITO PRAZER!

  • Elane de Sousa Santos
  • Tatiana Simplício da Silva
  • Hipólito Ribas Pereira
  • Ednaldo Gomes Pereira
  • Juliana Karoline Dantas Rocha
  • Adenilza Ferreira da Silva
Palavras-chave: Leitura, Interdisciplinaridade, Literatura

Resumo

Crer-se, que é pela leitura que uma sociedade poderá formar cidadãos mais críticos, mais capazes de exercer com maestria sua cidadania, tomando desta forma consciência de seus direitos, deveres e capacidades cognitivas, além do esperado formalmente. Este trabalho objetiva incentivar o hábito da leitura nos discentes para que possam escrever e interpretar com maior facilidade os conteúdos aprendidos em sala de aula, ampliar o vocabulário e construir um senso crítico mais apurado. Trata-se de um projeto de prática de leitura compartilhada onde foram selecionadas pelos sessenta participantes inscritos, as obras literárias Inocência, O Quinze e a Droga do Amor para serem lidas e discutidas de forma compartilhada e coletiva em espaços sugeridos pelos participantes: Biblioteca, rol de entrada do Campus e a sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia participam de modo a articular a leitura da palavra, saberes das áreas de conhecimentos desses componentes curriculares e o conhecimento de mundo, oportunizando um aprendizado significativo por intermédio do desenvolvimento interdisciplinar dos conceitos próprios de cada área do saber tendo como suporte a literatura. Outra relevância desse projeto, é a aquisição de obras literárias para enriquecer o acervo bibliográfico no Campus, o que contribuirá com a prática pedagógica dos docentes. Os resultados parciais sinalizam a aceitação positiva do projeto por parte dos diversos segmentos escolares. Os discentes que aderiram ao projeto em sua maioria é do sexo feminino, preferem obras dos gêneros literários romance, aventura e ação, elegem o livro como suporte principal à leitura, preferem locais calmos e silenciosos para os encontros de leitura, afirmam que familiares e amigos são seus maiores incentivadores ao hábito de ler, escolhem o livro pelo conteúdo, recomendam o que leem a outras pessoas e os objetivos principais da leitura são o conhecimento e o prazer. Analisa-se que a escola precisa ocupar espaço relevante quanto ao incentivo à leitura e espera-se que ao final deste projeto, os participantes atentem que as experiências de vida estão entrelaçadas com o escrito e que a interação destas experiências beneficia o aguçar da leitura por prazer, uma vez que as reflexões oportunizadas visa assegurar a ligação da literatura com a leitura da palavra e a leitura de mundo.

Publicado
2019-05-13