PROJETO DE LEITURA: VIAJANDO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO

  • Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues
  • Hellen Ruth Carvalho da Silva
  • Glenda Mateus Mafra
  • Joelma Fernandes de Oliveira
Palavras-chave: Campus Amajari, Conhecimento, Leitura, Saberes

Resumo

A escola tem o papel de formar cidadãos críticos, não fosse apenas isso é notório a relevância dessa instituição na construção de conhecimento, aprendizagem, valores, ética, etc. Assim a leitura atua como ponto crucial na propagação desses saberes. Partindo desse pressuposto o hábito da leitura propicia ao aluno o contato com a diversidade textual, com a linguagem, e, consequentemente com a sua realidade sociocultural e com a realidade sociocultural do outro. Nesse sentido o hábito da leitura leva o ser humano a conhecer diversas realidades, conceitos e contextos. Diversidade essa, proporcionada por meio da aquisição do conhecimento. Dessa maneira surge a temática deste trabalho. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Federal de Roraima, Campus Amajari, em parceria com a Escola Municipal Ieda da Silva Amorim. Assim o trabalho tem como premissa básica possibilitar o hábito da leitura através de atividades lúdicas, na escola municipal para os alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental, bem como sensibilizar sobre a importância desse hábito para os discentes do IFRR/CAM. Apresenta como objetivo principal promover a integração entre educadores, alunos e instituições visando o estímulo ao hábito da leitura a partir de obras infanto-juvenis. A metodologia se deu a partir da leitura dos livros selecionados, reuniões e discussões a cerca das obras, em seguida essas histórias eram passadas, contadas, para os alunos do quarto ano da Escola Municipal através de peças teatrais, palestras, dinâmicas, soletrando, teatro de fantoches, procurando sempre utilizar atividades lúdicas que pudessem proporcionar momentos de interação, de conhecimento e principalmente de prazer pelo hábito da leitura, além disso, também estão sendo aplicados questionários, com a professora que leciona na turma envolvida e com os alunos, para que assim possamos verificar, através de gráficos, os resultados finais do trabalho. Durante toda essa etapa do projeto foi possível perceber que as ações deste têm proporcionado benefícios para todos os envolvidos no projeto, facilitando a interação e o contato de maneira lúdica com a leitura, melhorando assim a oralidade e o conato com a linguagem. Observou-se que as crianças reagiram bem e gostaram da ideia da realização do projeto. Para a culminância da proposta pretende-se realizar um sarau com a exposição de todos os trabalhos produzidos. As ações deste propiciaram metodologias para facilitar o contato e o hábito da leitura para as instituições envolvidas, possibilitando trocas de experiências e conhecimentos, agindo para todos os discentes como instrumento de incentivo à leitura no cotidiano escolar, assim como em qualquer contexto no qual o aluno esteja inserido. Trazendo, portanto o hábito da leitura como ferramenta fulcral para o estímulo, a criatividade e senso crítico humano.

Publicado
2019-05-13