PROJETO LEITURA: O CAMINHO PARA O VESTIBULAR

  • Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues
  • Thais Carvalho
  • Anna Biatriz Cirilo da Costa
  • Klicya Mayanna Lima Sampaio da Silva
  • Lígia Raiany Paulino Braga
  • Joelma Fernandes de Oliveira
Palavras-chave: Aprendizagem, Campus Amajari, Leitura, Linguagem

Resumo

A linguagem é a capacidade que o ser humano tem para expressar seus pensamentos, emoções, desejos e sentimentos. Ela é essencial para a comunicação do homem com o mundo e com o seu contexto. É notório que leitura e literatura caminham juntas nesse processo. Com base nessa realidade foi criado o Projeto Leitura: o caminho para o vestibular. O trabalho está sendo desenvolvido pelo Instituto Federal de Roraima, Campus Amajari, em parceria com a Escola Estadual Ovídio Dias de Sousa. O sentido dessa prática é oferecer aos alunos a possibilidade da leitura das obras literárias que são pré-requisito para o vestibular 2019 da Universidade Federal de Roraima, ofertando oportunidades para aquisição do hábito da leitura dentro do seu contexto social. O trabalho tem como premissa básica o estímulo ao hábito da leitura, proporcionando aos discentes envolvidos uma melhoria no processo ensino-aprendizagem, oportunizando aos discentes o contato direto com as obras literárias, possibilitando assim o contato com a leitura e consequentemente a oportunidade de preparar-se para o vestibular. Apresenta como objetivo principal promover a integração entre educadores, alunos e instituições visando o estímulo ao hábito da leitura. A metodologia se deu a partir da leitura das obras literárias, a saber: Urihi – Nossa terra, nossa floresta; O Homem de Barlovento ; O mulato ; Inocência; Os estatutos do homem e O quinze . Após a leitura os alunos ministraram oficinas para os demais discentes da instituição, bem como para os da Ovídio Dias. Essas oficinas eram pautadas com atividades lúdicas como conversas, peças teatrais, palestras, discussão em mesa redonda (com os autores Devair Fiorotti e Bruno Cláudio Garmatz), construção de biografias, sarau, dinâmicas, apresentação cultural, teatro de sombras, assim como a promoção de debates que envolvessem relatos pessoais sobre a importância e as mudanças trazidas com a realização do projeto. Também estão sendo aplicados questionários, com os alunos envolvidos para que seja possível verificar, através de gráficos, os resultados finais do trabalho. Observou-se que durante as ações desenvolvidas os participantes do projeto passaram a valorizar ainda mais o hábito da leitura, dando a real importância que a mesma traz para o nosso cotidiano. Através das atividades foi possível expor a cultura do estado de Roraima, de outros estados e até de países vizinhos (Venezuela), caracterizando as belezas, dificuldades e costumes desses lugares em diversas formas de aprendizagem. Assim as ações desenvolvidas durante o projeto colaboraram para a troca de experiências e conhecimentos, sendo executado com êxito, dentro das expectativas esperadas, fator esse que contribui para o incentivo da continuidade do trabalho. Espera-se que as ações desse possam culminar na sensibilização pelo hábito da leitura, dando a real importância que a mesma traz para o nosso cotidiano, podendo dessa maneira estar a todo tempo aprimorando nossas práticas de leitura e escrita.

Publicado
2019-05-13