BRINCAR E APRENDER: CURSO BÁSICO DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS DE 08 A 10 ANOS

  • Luciana Veloso Cardoso
  • Raylza Nascimento Bragança
  • Raimunda Maria Rodrigues Santos
Palavras-chave: Língua Espanhola, Ludicidade, Interação, Prática Docente

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do projeto intitulado “Brincar e Aprender: Curso Básico de espanhol para crianças de 08 a 10 anos”, executado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão. A proposta justificou-se pelo atual contexto de Roraima que recebe centenas de imigrantes da Venezuela, desde 2015. Essa condição de local de acolhimento faz com que se forme um ambiente intercultural, bilingue e de contato entre línguas. Desse modo, ensinar espanhol para as crianças brasileiras constitui-se uma ação que poderá romper com as barreiras linguísticas e disseminação de possíveis pensamentos xenofóbicos nesse estado. Por essa perspectiva, a experiência aqui relatada teve como objetivo proporcionar a crianças de 08 a 10 anos conhecimentos básicos de Língua Espanhola, ensinando-lhes expressões linguísticas e vocabulário de uso cotidiano. Para tanto, as práticas pedagógicas seguiram o pressuposto de o indivíduo, como um ser social, constrói o seu conhecimento e desenvolve-se psicologicamente a partir da interação com os outros e o ambiente, conforme preconiza a Teoria Sociointeracionista. Ademais, considerando a linha argumentativa de que a linguagem desenvolve-se por meio da interação social, as aulas privilegiaram atividades de compreensão auditiva e produção oral, usando brincadeiras, músicas, vídeos, jogos dentre outros recursos lúdicos, adequados à idade do público atendido. Dos 22 alunos inscritos, 10 tiveram 100% de frequência e 12 tiveram participação que oscilou abaixo dos 75%. Avaliou-se que a assiduidade na frequência das crianças estava relacionada com o interesse pessoal e sua proximidade com falantes de espanhol, atribuindo-se a essa interação o gosto pela aprendizagem do idioma. Para outras crianças, o curso caracterizou-se como primeiro contato intenso com a língua estrangeira, fazendo com que a linguagem transitasse entre a língua portuguesa e a língua espanhola, cabendo às instrutoras incentivar o uso da segunda língua nas situações de comunicação oral. Evidenciou-se, também, que as crianças com menor idade apresentavam maior facilidade no processo de aprendizagem da língua espanhola, comprovando-se estudos sobre a importância de se iniciar cada vez mais cedo o aprendizado de língua estrangeira. A experiência propiciou aos professores em formação a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos linguísticos, semânticos e sobre as culturas hispânicas, além dos saberes profissionais relacionados à Pedagogia, haja vista a necessidade permanente de pesquisar, analisar e elaborar materiais didáticos respeitando o desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal das crianças.

Publicado
2019-07-03