FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS: A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

  • Raimunda Maria Rodrigues Santos
  • Adriana Santos Pequeno
  • Leidiane de Sousa Bezerra
Palavras-chave: Formação Inicial, Identidade, Prática Docente

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência constitui-se uma ação proposta pelo Ministério da Educação como parte da Política Nacional de Formação de Professores. Este programa foi criado com o intuito de promover a aproximação dos futuros professores à realidade escolar, momento em que poderão conhecer as práticas docentes e, a partir delas, refletir teoricamente sobre os saberes profissionais necessários para o exercício da docência, além de experienciarem essa prática, executando projetos de ensino nas escolas receptoras. Por essa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições do Pibid para a construção da identidade docente dos acadêmicos do curso de Letras - Espanhol e Literatura Hispânica do Instituto Federal de Roraima/ Campus Boa Vista. Trata-se, pois, de uma Pesquisa - Ação, do tipo prático-deliberativo, conforme definição de Tripp (2005), cuja escolha justifica-se por propiciar ao investigador a oportunidade de avaliar sua prática, num exercício reflexivo, tornando-se, assim um professor-pesquisador. A experiência serviu para que identificassem habilidades que necessitam ser aperfeiçoadas e, consequentemente, na definição de sua identidade profissional e em práticas docentes mais significativas. Nota-se que se trata de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Evidenciou-se que ao longo da execução do programa, houve diversas contribuições relacionadas ao processo de construção da identidade profissional dos futuros docentes, a partir da observação, problematização, teorização, ação e reflexão, num processo constante de reflexividade. Além disso, a vivência permitiu consolidar princípios da abordagem intercultural no ensino de língua estrangeira, além das teorias da educação estudadas em sala de aula. Conclui-se que a atuação no Pibid possibilitou aos estudantes envolvidos no programa a constatação de que a realidade da sala de aula envolve a necessidade de desenvolverem não só as competências linguísticas, mas também às referentes à formação na área de educação, instrumentalizando-se para a gestão do conteúdo, do convívio e para a organização do espaço, buscando sempre alternativas para tornar o processo de ensino e aprendizagem significativo.

Publicado
2019-07-03