SEDENTARISMO INFANTIL: A INSERÇÃO DO EXERGAMES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE FATIMA FARIAS DE ANDRADE

Autores

  • Jacqueline Alves Lima
  • Saula Leite Oliveira

Palavras-chave:

Educação Física, Sedenta Tecnologia

Resumo

Destaca a importância do uso adequado da tecnologia no âmbito escolar, trazendo uma nova proposta ao parâmetro curricular nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, visando à redução do sedentarismo infantil. O objetivo geral do projeto foi fomentar nas aulas de Educação Física de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1 da Escola Municipal Maria de Fatima Farias de Andrade, do município de Boa Vista, Roraima, o uso do exergames como proposta inovadora para a redução do sedentarismo infantil. Esta pesquisa se classificou como qualitativa e a população alvo foi constituída por 190 alunos do ensino fundamental I. E foi executada nas aulas de Educação Física nos dias de segundas-feiras e terças-feiras (nos horários de 13h30minh a 17h30minh) e quartas-feiras (nos horários de 13h30minh as 15h30minh), totalizando uma carga horária de 10 horas semanais, a duração transcorreu nos meses de abril a outubro de 2018. Como instrumentos para coleta de dados utilizou-se a observação in loco, com os 190 alunos, a aplicação de questionários com professor, e também, a motivação proporcionada pela inserção dos exergames nas aulas de Educação Física. A análise realizada mostrou que dessa população de alunos cerca de 80 deles, correspondendo a 42,1% da população atendida, eram considerados sedentários, ou por não participar da aula de Educação Física propriamente dita ou por não se envolver com o meio social escolar como um todo. No decorrer das atividades, o desafio era incluir essas 42,1% de crianças nas aulas de Educação Física, sem que elas percebessem que estavam praticando atividade física. Desafio este superado no decorrer da aplicação da nova proposta metodológica com o exergames. Ressalta-se que esta população foi a que mais interagiu nas atividades propostas, assim como, a que mais tinha curiosidade e ansiedade em aprender com os jogos propostos. Ao final dos seis meses de execução da nova metodologia com o exergames, diagnosticou-se que 100% das crianças envolvidas no projeto aceitaram a aplicabilidade do exergames como parte das aulas de Educação Física Escolar, e passaram a serem membros participativos das mesmas, neste ínterim se envolveram em apresentações de dança para os pais usando o método do exergames e aumentaram sua socialização. Pode-se concluir por meio dos dados da pesquisa que as crianças consideradas sedentárias tecnológicas, têm maior facilidade de praticar exercícios através de ferramentas consideradas por elas mais atrativas. O uso do Xbox 360 Kinect, nas aulas foi inovador e assertivo.

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Publicado

2019-07-03