SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PINTAINHOS DE 1 E 15 DIAS DE VIDA

Autores

  • Rafael Pereira Barros
  • Alessandra Campos Fortes
  • Iraci Fidelis
  • Patrício Ferreira Batista

Palavras-chave:

Aves, Chocadeira, Fases iniciais, Incubação

Resumo

A avicultura gera renda, melhora o nível social da população e pode ser uma atividade de pequeno produtor. A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça que tem no interior do país. Em muitas cidades, a produção de frangos é a principal atividade econômica. Uma das vantagens de implantar a avicultura é que ela necessita apenas de uma pequena área de terra para ser usada na implantação da granja, podendo estar localizada em terra fraca e desvalorizada. O ciclo de produção é rápido, dando um bom retorno num período relativamente curto. Os sistemas avícolas podem ser de distintos tipos de produção, sendo os principais: corte – sistema voltado para a produção de carne; postura – para a produção de ovo; e produção de pintainhos de 1 a 15 dias de vida – produção dos animais que serão utilizados nos sistemas de corte ou postura. Dentre os três sistemas produtivos avícola, o de produção de pintainhos de 1 a 15 dias de vida é o que apresenta mais cuidados, desse modo, mais práticas zootécnicas. Assim, o objetivo do trabalho desenvolvido foi a implantação de setores de incubação de ovos e criação de aves de até 15 dias de vida para serem utilizados como ambientes de aula prática dos manejos adotados nas duas fases iniciais das aves de produção, contribuindo assim, na formação dos futuros técnicos em agropecuária do campus de Amajari do IFRR. O projeto foi executado em duas fases: na primeira fase, foram comprados os equipamentos: incubadora (chocadeira), criadouras e insumos para a montagem dos ambientes. Paralelo a essa ação, os discentes foram orientados como planejar e organizar esses setores, e os manejos adotados nas fases de incubação de ovos e da criação de aves de até 15 dias de vida; na segunda fase, depois dos setores já montados, os discentes foram responsáveis em executa as atividades dos dois sistemas de criação. Desta forma, eles trabalharam as questões das técnicas de manejos das fases de incubação de ovos e criação de aves de 15 dias de vida. Com este projeto foram beneficiados mais de 80 discentes das turmas do curso Técnico em Agropecuária, que puderam vivenciar na prática as atividades que competem a um técnico em agropecuária. Além disso, a implantação desses setores proporcionou aos discentes um ambiente no qual eles podem desenvolver pesquisas aplicadas e atividades de extensão que envolvam a comunidade local.

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Publicado

2019-07-03